Para auxiliar a população com os cuidados necessários no tratamento da Covid longa, a Secretaria de saúde do Município de Macaé criou o CARP, Centro de Acolhimento e Reabilitação PÓS-COVID, que tem como objetivo principal tratar os pacientes com sequelas decorrentes da doença.
A professora do NUPEM/UFRJ, Cintia Barros, ressalta a importância da pesquisa sobre as afecções no pós Covid e que se utilizam das amostras de sangue: “Essas pesquisas são de grande importância para a população em geral e também para o meio científico e médico. Pesquisamos o porquê de algumas pessoas desenvolverem as afecções e outras não . A pesquisa visa analisar o sistema imunológico desses pacientes e entender se há alteração nas proteínas e moléculas desse sistema. Além também de outros marcadores de dano, principalmente marcadores de dano neurológico, para avaliar se algumas pessoas apresentam esses marcadores no soro do sangue delas para auxiliar no desenvolvimento de futuras técnicas de diagnóstico.”
Segundo a pós-doutoranda do NUPEM/UFRJ, Daniele Santos: “Com a finalidade de identificar novas mutações do coronavírus, a pesquisa em vigilância genômica baseia-se em monitorar as variantes do coronavírus circulantes e entender como que as mutações no genoma desse coronavírus acontecem e, consequentemente, se haverá agravamento dessa doença, possibilitando traçar estratégias de controle sanitário.”
Assista à reportagem completa no vídeo abaixo:
Conheça o CARP da Prefeitura de Macaé – RJ: https://macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/prefeitura-e-nupem-fazem-pesquisa-em-pacientes-pos-covid