NUPEM TEM DIA DE HOMENAGEM À PROFª TATIANA KONNO

Você está visualizando atualmente NUPEM TEM DIA DE HOMENAGEM À PROFª TATIANA KONNO
Profa. Tatiana Paleo Konno

O dia de 12 maio foi marcado por dois momentos de homenagens póstumas à botânica e professora Tatiana Paleo Konno, que nos deixou no dia 14 de março. O tributo, definido após sugestões da comunidade de Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM, contou com a organização Ana Carolina Almeida Fernandes, Angélica Ribeiro Soares, Artur Nunes, Bruna Pagliani, Laura Weber, Naiara Viana Campos, Peter Franco Entringer, Vinnícius Machado Schelk Gomes, que também atuou como mestre de cerimônia no período da manhã; e William Guimarães.

Para a Diretora Geral do Nupem, Prof. Dra. Cíntia Monteiro de Barros, “é uma honra estar aqui representando o corpo social do Nupem. A professora Tatiana foi uma pessoa intensa, de convivência marcante, não contribuiu somente com o ensino, sendo coordenadora de curso em várias gestões, mas também na pesquisa e na extensão. Sua atuação foi fundamental para a construção deste instituto, passando pela atenção diferenciada a seus alunos”.

Corpo social do Nupem e amigos da Profa. Tatiana compareceram para prestar homenagem

Já a prof. Ana Petry considerou “lindo este momento, quando podemos celebrar a amizade e o legado dela, como a primeira mulher Diretora Geral substituta. Mas temos que tentar curar a ferida aberta no dia 14 de março. A professora do Instituto de Farmácia, Ana Cláudia Macedo Vieira, muito emocionada, revelou que, “ao lado do meu filho Pedro, Tatiana me segurava, era meu Norte”. Amigas desde a época do doutorado, nos anos 90, “para mim, Tati não vai morrer, nem hoje nem nunca”.

Sua primeira orientanda no Nupem, a Dra. Carolina Matozinhos, afirma que “agora, eu a chamo de minha orientadora espiritual… Desde a iniciação científica na UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora -, também foi minha orientadora no mestrado e no doutorado aqui no Nupem, sempre nos dando uma autonomia incrível. Hoje, sou consultora ambiental e até nisso, às vezes, Tati me acompanhou”. E um dos últimos alunos orientados pela profª Tatiana Konno, o mestre Mateus Silva Atta definiu “Tati como um baluarte, uma fortaleza para mim e para outros alunos também. Era seguro estar perto dela”.

A bióloga do Instituto, Naiara Campos, explicou que estava ali falando “em nome dos técnicos, da Botânica e das Extensões. No meu primeiro dia aqui, cheia de dúvidas, fui levada à sala da prof. Tatiana e parece que uma luz nos iluminou e de cara simpatizei com ela. Mas para conhecê-la realmente, precisávamos chegar mais perto. Trabalhar com Tati foi algo incrível para mim”.

O dia de homenagens terminou com um delicioso lanche comunitário no Espaço de Convivência Fábio Scarano.

Café com prosa que aconteceu no Espaço Fábio Scarano