Entre os dias 08 e 10 de outubro, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade sediou o II Simpósio de Ecologia e Conservação de Praias Arenosas. Com 145 inscritos, o evento recebeu pesquisadores do Brasil e do exterior, em torno da temática “Intervenções Humanas e a Conectividade entre Ecossistemas Costeiros”.
A comissão organizadora era formada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade de Campinas e Universidade Federal do Espírito Santo. Do corpo discente, participaram alunos de graduação do NUPEM, além de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/NUPEM – UFRJ).
De acordo com os coordenadores do encontro, o profº Carlos Barboza e a Profª Paula Debiasi, do NUPEM/UFRJ, as oito palestras, 50 trabalhos apresentados e um workshop, marcaram uma oportunidade de debate sobre pesquisas relacionadas aos ecossistemas costeiros com um time interdisciplinar de especialistas. Os professores ainda destacaram o papel fundamental do apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ – para a inserção da pesquisa científica fluminense em âmbito internacional. O evento também foi apoiado pelo Projeto MARÉ-LIMPA: pesquisas e divulgação para redução do lixo no oceano, do Fundo Brasileiro para Biodiversidade.
Texto: Astrea Castro