O dia 22 de novembro de 2023 pode ser considerado o “Dia CNPq no Nupem”. Além da presença de especialistas da instituição discutindo temas de interesse de alunos, técnicos e docentes; ocorreu o lançamento do livro “Dimensões Ecológicas, Geológicas e Humanas em Estudos de Longa Duração no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro”, editado pelos professores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Dr. Pablo Rodrigues Gonçalves, Dra Ana Cristina Petry e Dr. Rodrigo Lemes Martins, juntamente com a professora da UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Dra. Caryne Braga, e o Dr. Francisco de Assis Esteves. A publicação reúne artigos derivados da Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Sítio Restingas e Lagoas Costeiras – PELD RLaC – que foi impressa pela Editora Interciência, graças ao edital de apoio à editoração 2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Pela manhã, a gestora dos Programas de Pesquisa em Ecologia e Biodiversidade da instituição, Dra. Márcia Aparecida de Brito, forneceu diversas informações sobre as bolsas, fomentos e atividades do CNPq. Além explicações detalhadas sobre editais em Ciências Ambientais como o PELD, ela esclareceu dúvidas de alunos e professores.
O lançamento do livro teve início com uma apresentação do professor do Nupem/CCS/UFRJ Francisco de Assis Esteves, que trouxe informações sobre o papel do NUPEM para a criação e implantação do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração e que já gerou importantes publicações nos anos de 1998, 2000, 2004, de autoria do grupo dedicado ao sítio Restingas e Lagoas Costeiras, o PELD RLaC. O professor, coordenador do PELD RLaC, explicou que existem atualmente 45 sítios contemplados pelo PELD, de norte a sul do Brasil, sendo uma das maiores políticas públicas do CNPq, que “avalia as pesquisas periodicamente e quem persiste, tem seu valor. E esta pesquisa de longa duração, além de sua importância para a interiorização da UFRJ, tem valor imensurável”.
Já o coordenador adjunto da pesquisa, prof. Rodrigo Lemes, considera que “construí minha carreira dentro do PELD e hoje vejo várias gerações de pesquisadores também se formando através de um PELD”. O prof. Pablo, bastante emocionado pela presença dos pais, Sr. Carlos Jaime e Sra. Maria das Graças, revelou estar “muito orgulhoso deste trabalho e desde sempre encantado com o Parque de Jurubatiba.” Já a profa. Ana Petry ficou responsável pelo tributo aos ausentes, que incluiu moradores do entorno do PARNA – Afonso de Almeida Pereira, Nelson Oliveira Silva, João Batista Pereira de Souza, pesquisadores – Mária de Aguiar Barros e Eduardo Arcoverde de Mattos, e a nossa saudosa docente Tatiana Konno, uma das coautoras do livro. Um momento de muita emoção, que pode também ser acompanhado remotamente.
E foi de forma virtual que a vice-reitora, profª Cássia Turci, parabenizou os autores do livro. “Tenho certeza de que esta obra será de extrema importância para nossos estudantes e servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, outras instituições do Rio e de nosso país. Foi com o prof. Francisco que ouvi falar pela primeira vez desta restinga tão importante para o nosso Estado. Sucesso”!
Para a diretora geral do Nupem, profª Cíntia Monteiro de Barros, “é uma obra completa! Parabenizo os 96 autores, de 15 instituições e os colaboradores, principalmente pessoas da comunidade. Faço questão de destacar a presença de Marcos César – : substituto do PARNA da Restinga de Jurubatiba – porque esta nossa parceria com o ICM Bio também é muito importante para nós. E quero também ressaltar o PELD e a obra para a própria institucionalização do Nupem. O Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, a 1ª edição dos artigos e o Parque surgiram na mesma época, convergindo hoje no nosso Instituto.”