NUPEM REALIZA BALANÇO CRÍTICO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Você está visualizando atualmente NUPEM REALIZA BALANÇO CRÍTICO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Prof. Ricardo Santa Rita, presidente da Comissão Própria de Avaliação, apresentando o relatório parcial

No dia 12 de dezembro, no auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM, ocorreu a primeira reunião avaliativa presencial com a comunidade (Discentes, Técnicos, Docentes e Representantes da sociedade civil), realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para apresentação do relatório parcial da autoavaliação do Instituto e um balanço crítico.

Essa é a primeira vez que o Nupem realiza a autoavaliação, que é um processo contínuo, por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações; esclarece as formas de organização, administração e ação; identifica pontos fracos, bem como, os pontos fortes e potencialidades; e estabelece estratégias de superação de problemas. A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, prof. Ricardo Santa Rita, que apresentou os dados colhidos por meio dos formulários enviados à comunidade universitária.

Ricardo Santa Rita explicou que “a avaliação interna é um processo contínuo de construção sobre o conhecimento da realidade da instituição. É necessário vê-la como um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a UFRJ e principalmente o NUPEM. A nossa primeira atividade com a comunidade acerca dos resultados do primeiro Relatório Parcial da CPA reflete o protagonismo da atual direção em estabelecer comunicação sobre análises e políticas desenvolvidas para o NUPEM. O processo avaliativo exige organização e sistematização. O evento proporcionado à comunidade se insere no planejamento de difusão e análise interna. Os próximos passos serão a coleta dos dados referentes ao semestre 2023.2, o relatório final e o planejamento da avaliação externa.”

Esse procedimento visa ao cumprimento de normativa do Ministério da Educação e da Lei nº 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetivando assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

“Fiquei muito feliz ao ver a apresentação do relatório da CPA. Vi muitas demandas dos TAES registradas: pedidos de melhorias da infraestrutura e dos computadores. Além disso, tem a demanda geral por uma cantina. Parabenizo a comissão que fez um excelente trabalho ao levantar essas e outras questões de todo o corpo social do NUPEM-UFRJ”, disse Rafael Rivera, assistente em administração.

Membros da Comissão Própria de Avaliação Portaria No 3777, de 25 de abril de 2023

Prof. Ricardo de Mattos Santa Rita

Vice-Presidente

Profa. Cintia Monteiro de Barros

Representantes Docentes

Titulares

Prof. Vinicius Albano Araújo, Profª Paula Alvarez Abreu, Prof. Petter Franco Entringer, Profª Giuliana Franco Leal, Profª Lísia Mônica de Souza Gestinari.

Suplentes

Profª Celia Yelimar Palmero Quintana, Prof. Carlos Alberto de Moura Barboza, Profª Elane da Silva Ribeiro, Prof. Américo de Araújo Pastor Junior, Prof. Pedro Hollanda Carvalho e Prof. Fabio Di Dario.

Representantes Técnicos Administrativos em Educação

Emanuel Victor Nogueira Gotardo, Susana de Sá Marques

Suplentes

Leonardo Cassiano da Silva;

Representantes Discentes

Kembelly Sayonara Moura de Azevedo e Taiane Barreto Medeiros

Suplente

Artur Nunes Paes