Nupem: Protagonista da interiorização da ufrj

sobre a obra

Nesta obra tentamos sintetizar nossa experiência realizada em mais de três décadas de realização de pesquisas, coordenando projetos de grande relevância acadêmica e social, coordenando e desenvolvendo projetos de extensão universitária e realizando gestão universitária no município de Macaé. Decidimos escreve-la consciente de que, mesmo com as limitações impostas pela escassez de tempo, não poderia deixar de fazer nossa contribuição para a história da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialmente para aqueles que lutam para a expansão do papel científico e social desta universidade em Macaé. Como o filósofo irlandês Edmund Burke (1729-1787) nos ensina: “um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. Espero que com o relato de nossas vivências e experiências realizadas desde a chegada da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé no ano de 1983 e até os primeiros anos de vida do Campus UFRJ-Macaé (2008-2011) possa contribuir para subsidiar à concepção e a realização os novos avanços para a busca da utopia que é a construção de uma nova Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé.

Francisco de Assis Esteves, Maria Fernanda Quintela (coordenadores)

O SEu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade