NUPEM presente em oficina dos Planos de Manejo do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto.

No momento, você está visualizando NUPEM presente em oficina dos Planos de Manejo do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto.

Participantes da Oficina sobre Planos de manejo para restinga do Barreto e Arquipélago de Santana

No dia 28 de agosto de 2024, representantes de órgãos municipais, agentes da pesca, setor privado e pesquisadoras do Nupem se reuniram para embasar os respectivos planos de manejo do turismo associado ao Arquipélago de Santana e a restinga do Barreto. Dentre os assuntos, foi destacado o grande potencial turístico de Macaé, com sua diversidade de belezas naturais, abrangendo desde a Serra até a faixa litorânea.

Nas áreas dos planos de manejo, destacou-se o turismo esportivo, com ênfase nas características favoráveis de surfe na praia do Barreto e a criação de um mirante e eco trilhas; além da regulamentação do uso das praias no Arquipélago de Santana.

Também foram destacadas as condições para que esse planejamento de turismo fosse ordenado, com a utilização e exploração de recursos naturais que respeitem a capacidade ecossistêmica em manter sua qualidade e saúde ambiental. Segundo a pesquisadora Bruna Pagliani – especialista em Conservação Marinha, que, juntamente com a Doutoranda PPG-CiAC Tatiane Xavier, representou o Nupem – “os tópicos foram importantes, principalmente por que a manutenção dessas regiões garante uma maior resiliência e minimiza os impactos associados às alterações climáticas que já são sentidos de forma drástica, inclusive aqui no município”.

A oficina foi concluída com a sugestão de soluções para problemas do turismo já existentes no município e propondo melhorias para serem implementadas ao longo dos anos. Dentre elas, maior fiscalização, construção de um píer próprio para o embarque/desembarque de turistas, implementar um conselho gestor e treinamento para agentes de turismo.