NUPEM presente em mais um Dia Mundial de Limpeza de Praias

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente NUPEM presente em mais um Dia Mundial de Limpeza de Praias

Anualmente, no terceiro sábado do mês de setembro, alunos, alunas, professores, professoras e técnicos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) se unem à Secretaria do Meio Ambiente, Turismo e Interior, integrantes de ONGs e a população nas causas socioambientais para formar mutirões de recolhimento de lixo em balneários dos municípios de Macaé e Rio das Ostras.

Nesse sábado, 18 de setembro de 2021, não foi diferente.

Apesar do sol e das altas temperaturas que convidavam ao banho de mar ou cachoeira, cerca de 100 crianças, jovens e adultos foram os responsáveis pelo recolhimento de 100 kg de material descartado de forma inapropriada nas praias da Barra, em Macaé, Costa Azul, em Rio das Ostras e na cachoeira da Laje, na Bicuda Pequena, zona rural de Macaé.

Foram coletados pneus usados, garrafas e pedaços de vidro, guimbas de cigarro, fraldas descartáveis, e muitos fragmento de plásticos e isopor, além de máscaras faciais usadas. Esse lixo todo contamina visualmente e quimicamente as areias e águas de nossas praias e cachoeiras. O movimento da água é responsável por transportar esses materiais até esses locais ou por leva-los a outros destinos, ainda piores, como as ilhas costeiras ou o oceano aberto. Estamos todos conectados em uma grande rede, formando um emaranhado de pedra, planta, bicho, gente e coisas. Um lixo jogado lá nas cabeceiras dos rios, vai parar nas praias. Todo esse lixo, que em contato com a pele pode causar irritação e se ingerido por animais pode causar intoxicação, ferimento e morte, se origina do descarte inapropriado de algum ser humano, que não mede as consequências de seus atos.

Além da coleta de lixo, estudantes de Ciências Biológicas e professores do NUPEM/UFRJ levaram materiais de divulgação para todas as idades. O objetivo era a sensibilização ambiental enfatizando a importância da preservação dos oceanos, mostrando as formas de descarte adequado dos resíduos e os prejuízos do descarte indevido para a vida marinha, além de outras questões ligadas à sustentabilidade.

O Instituto NUPEM/UFRJ participou através do Projeto Costões Rochosos, e de seus projetos de extensão Iurukuá, Corais do Saber e Dia Mundial dos Oceanos. Rio das Ostras colaborou na atividade através do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro e também através da Secretaria de Ambiente do município. Os materiais foram expostos nas barracas instaladas nas praças dos Navegantes (barra) e de Costa Azul, respectivamente em Macaé e Rio das Ostras.

A sensação de deixar o balneário limpo, bem diferente de como foi encontrado, só não é melhor porque, a nossa ação não interromperá o descarte inapropriado destes materiais, infelizmente depois de um dia de praia e de uma maré cheia, mais lixo será depositado.

Para mudar esse cenário, o caminho é investir na educação das crianças, que conscientes de que lugar de lixo é na lata do lixo, poderão fazer do terceiro sábado do mês de setembro um mero dia de praia limpa para o mundo.