Você está visualizando atualmente “NUPEM NO SANA”: Estudantes da Prática de Ensino Promovem Atividades sobre Ciências em Colégio da Região Serrana de Macaé

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, estudantes da disciplina de Prática de Ensino do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) promoveram uma série de atividades com estudantes do 3° ano do ensino médio do Colégio Municipal do Sana, situado na Área de Proteção Ambiental do Sana, região serrana de Macaé. Através do evento “NUPEM NO SANA”, os formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Carolina Delpupo, Layla Arenari, Leticia Moraes, Théo Arueira e Victoria Machado fomentaram debates sobre diversos temas das ciências, destacando, ao longo de todo o evento, a importância da Universidade interiorizada e da educação como ferramentas indispensáveis na formação do pensamento crítico e emancipação humana.

O evento, concebido e executado pelos discentes, foi supervisionado pelo Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa, responsável pela disciplina de Prática de Ensino, e contou com a participação de professores do NUPEM/UFRJ e da unidade escolar. Participaram das atividades os professores Dr. Maurício Mussi Molisani e Dr. Francisco de Assis Esteves. Os assuntos abordados foram debatidos sob o tema guarda-chuva “Bacia Hidrográfica do Sana”. Foi discutido o processo de interiorização da UFRJ, o acesso à Universidade pública e as possibilidades de formação na UFRJ Macaé; o papel da Mulher na natureza, na sociedade e nas Ciências; o impacto social e ambiental do uso de agrotóxicos; e a importância da APA do Sana para a preservação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Sana.

Figura 1: Aula e debate sobre o efeito do uso e ocupação do solo sobre a qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Sana.

Para os formandos, o evento “foi muito simbólico, principalmente por ter sido concebido e executado, desde o princípio, por nós alunos e alunas. É essa autonomia da pedagogia que Paulo Freire ensina, e através dela que desejamos ensinar”.

O evento foi pensado de forma a utilizar dados científicos produzidos por pesquisadores do NUPEM para promover a reflexão crítica por parte dos alunos sobre o próprio território. Para Nina Protetti, aluna do C. M. do Sana, “é muito importante para os alunos do Sana quando a Universidade vem aqui e passa uma perspectiva como essa para gente. Mostra que é possível e que é algo próximo da galera do Sana passar para uma Universidade Pública; gera uma luz dentro da gente. Acho que é um trabalho muito importante, porque no interior a gente fica com essa sensação de que fazer uma universidade é algo distante, mas agora vocês mostraram que não é, é totalmente possível. Se em todo o interior tivesse esse tipo de atividade, acho que o mundo seria um lugar melhor”.

Figura 2: O Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves compartilhou sua trajetória e falou sobre as possibilidades que a UFRJ abriu em sua história.

Ao final do evento, estudantes e professores compartilharam seu entusiasmo com a interação entre a Universidade e o Colégio do Sana, desejosos de que ações como essas tornem-se mais frequentes na região serrana de Macaé. Victória Machado, formanda pelo NUPEM, relata:

“Não tenho palavras para descrever a emoção de, ao final de minha formação enquanto bióloga e professora, ter a oportunidade de viabilizar um encontro entre o NUPEM e o Colégio Municipal do Sana, duas instituições nas quais tive o privilégio de estudar e das quais tenho muito orgulho. Acredito que o Colégio Municipal do Sana, inserido numa Área de Proteção Ambiental, assim como o NUPEM, possuem potenciais muito especiais para a educação transformadora. Esperanço que esse encontro floresça ainda mais, e que seja o primeiro de muitos!”

De acordo com os participantes, esse evento inaugura um leque de possibilidades e permite uma nova compreensão do modelo da disciplina da Prática de Ensino, abrindo novos horizontes para o ensino de ciências em Macaé e pavimentando uma ponte entre o NUPEM e as escolas do município.