Lançada na última sexta-feira, dia 24 de janeiro, a última edição do Jornal da ADUFRJ – Associação de Docentes da UFRJ – trouxe em destaque a nova Política de Sustentabilidade e Educação Regenerativa – SER/UFRJ – que tem o Professor Francisco Esteves, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/CCS) como um de seus principais idealizadores.
O NUPEM, unidade do CCS localizada há 30 anos em Macaé, pode ser considerada pioneira em atividades de pesquisas, ensino e extensão sobre temas preservacionistas na universidade.
Toda experiência acumulada ao longo de anos de dedicação aos estudos ambientais, levou a acertada decisão do reitor da UFRJ, Prof. Roberto Medronho, nomear o Prof. Francisco Esteves como coordenador do GT Sustentabilidade. Durante os trabalhos deste GT, o Prof. Esteves integrou pesquisadores, docentes e TAEs de diferentes centros da UFRJ, e transformou o GT na Coordenação SER/UFRJ ligada diretamente à reitoria. Caberá esta coordenação a missão de implantar Política de Sustentabilidade e Educação Regenerativa da UFRJ.
Para o Prof. Esteves, “a Política SER/UFRJ terá como uma de seus principais objetivos contribuir para atualizar os currículos de graduação e de pós-graduação. Vamos, através de uma Câmara Técnica criada para este fim, induzir essa discussão e mostrar a necessidade de introduzirmos conceitos sobre sustentabilidade nos currículos de todas as áreas do conhecimento.”
Para conhecer melhor a Política SER/UFRJ, que destaca o papel das universidades na conscientização de indivíduos e da sociedade sobre a necessidade de adotar hábitos que promovam a sustentabilidade, consulte a reportagem completa no link: https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/?option=com_content&view=article&id=5657