NUPEM EDITORA LANÇA NOVOS MATERIAIS DIDÁTICOS

Você está visualizando atualmente NUPEM EDITORA LANÇA NOVOS MATERIAIS DIDÁTICOS

O primeiro material é uma coletânea de instruções sobre mergulho, vinculado ao Projeto de Extensão Iurukuá (NUPEM/UFRJ), com o título “Guia de Mergulho: como agir debaixo d’água”. Segundo os autores, o livro foi pensado para oferecer um material que compilasse diversas informações importantes para quem quer iniciar na prática de mergulho.

O projeto estuda a conservação dos ecossistemas oceânicos, os quais possuem uma diversidade de hábitats e abrigam milhares de espécies de diferentes tamanhos, formas e cores. Quando as espécies são exclusivas de um ecossistema, são chamadas de “espécies endêmicas” e a sua presença, aliada a elevada biodiversidade local, caracteriza este ambiente como “hotspots” de biodiversidade. Estes locais são biologicamente diversos e, por isso, explorados para atividades turísticas, incluindo práticas de mergulho. Os visitantes, caso não tenham condutas adequadas, podem ameaçar a biodiversidade, causando graves danos e depredação dos patrimônios naturais. Neste guia, é possível encontrar informações importantes para conciliar as práticas de mergulho com condutas subaquáticas que respeitem a vida e ajudem a preservar a biodiversidade marinha. Mergulhe neste guia de condutas ecologicamente corretas! Baixe gratuitamente a obra completa disponível no site da Editora NUPEM: https://nupem.ufrj.br/guia-de-mergulho/

Outro material didático foi produzido pelo projeto de extensão “Corais do Saber: Conhecer para Preservar”, também do NUPEM/UFRJ. Este livro de jogos e atividades infantis foi idealizado por alunos de graduação do projeto, com o intuito de trazer conhecimento sobre o ambiente Recifal, e seus habitantes. Através de jogos educativos, as crianças poderão aprender curiosidades sobre o ambiente marinho e os problemas enfrentados por esse ecossistema atualmente. O projeto “Corais do saber: Conhecer para preservar” visa estabelecer uma conexão direta entre a pesquisa científica e a sociedade, tendo como objetivo proporcionar a troca de conhecimento sobre o filo Cnidaria e estimular o interesse da população em assuntos científicos, promovendo a percepção sobre os cnidários e sua preservação. Se quiser saber mais acesse nosso Instagram @coraisdosaber.