NUPEM AMPLIA PESQUISA SOBRE COVID LONGA

Você está visualizando atualmente NUPEM AMPLIA PESQUISA SOBRE COVID LONGA
Participantes da reunião: Leandro Carvalho, Rita Mattos e Liliane Teixeira, pesquisadores da Fiocruz; Profa. Flávia Mury e Profa. Cíntia Monteiro de Barros, do Nupem, Gilvania Barreto - Integrante da Rede Trabalhadores & Covid-19, Raimundo Telles, da Fup, e Profa. Raquel Gestinari, (Nupem)

No dia 14 de junho, ocorreu reunião entre pesquisadoras do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representante da Federação Unica dos Petroleiros (FUP), a fim de para estabelecer parcerias para a nova etapa do projeto “Covid Longa em Trabalhadores Offshore”. O estudo focará na morbimortalidade relacionada à condição pós-Covid-19 em trabalhadores embarcados, analisando as sequelas decorrentes da doença.

O Nupem integrará a Rede de Trabalhadores & Covid- 19, da qual já fazem parte Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindpetro/NF), Federação Única dos Petroleiros (FUP) Sindipetro/NF, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ), que financia todo o projeto.

A definição das instituições de pesquisa participantes se deu devido ao trabalho pioneiro e de extrema relevância realizado durante a pandemia, tanto no diagnóstico da doença quanto nas pesquisas relacionadas à Covid-19 e Covid Longa. Segundo a Diretora Geral do Nupem, profª Cíntia Monteiro de Barros, “nosso Instituto já desenvolve pesquisas com a COVID longa desde janeiro de 2022 na população macaense através de convênio com o CARP (centro de reabilitação pós-COVID-19) e ampliará estudando a coorte de trabalhadores offshore em parceria com a Fiocruz”.

A escolha de Macaé para a realização da coleta ocorreu por conta do grande trânsito de petroleiros na cidade e região, prestadores de serviço de empresas offshore.