por: Assessoria de Comunicação do CCS
publicado em: 24/10/2024ultima edição: 24/10/2024
A Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) manifesta todo o apoio ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM/UFRJ), Jerson Lima. O CCS se junta a organizações, pesquisadores, professores e estudantes no apelo pela manutenção do docente na presidência da instituição.
A Faperj é um importante instrumento de fomento e valorização da pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro, sendo essencial não apenas para o desenvolvimento das universidades federais e estaduais, mas também com atuação em diversas frentes de impacto na sociedade fluminense.
Lima é um notável membro de nossa comunidade acadêmica, realizando ensino, pesquisa e extensão de imensa relevância em nossa universidade. À frente da Faperj, o docente vem sendo incansável na busca por avanços nas áreas de Ciência e Tecnologia no estado, reconhecendo o papel estruturante e estratégico da instituição.
Com uma conduta exemplar na presidência, Lima tem atuado na garantia do repasse dos recursos financeiros realizados pelo governo estadual por meio de editais públicos transparentes e que valorizam o mérito científico.
Dessa maneira, a Decania considera essencial a permanência de Lima à frente da Faperj, visando à continuidade de um projeto público e democrático de valorização da Ciência em nosso estado. Pedimos que o governador ouça a comunidade científica e reveja a decisão veiculada publicamente nos últimos dias.