Você está visualizando atualmente NORMAS RELATIVAS À CONSULTA ELEITORAL PARA A DIREÇÃO DO INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE – NUPEM/UFRJ SÃO APROVADAS.

O Conselho Deliberativo do NUPEM/UFRJ aprovou em reunião no dia 30 de Março de 2022 as NORMAS À CONSULTA ELEITORAL PARA A DIREÇÃO DO INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE – NUPEM/UFRJ
QUADRIÊNIO 2023-2027.

A Direção do NUPEM/UFRJ agradece toda confiança ao longo dos últimos oito anos nos quais procurou construir pontes com toda comunidade acadêmica do nosso Instituto. Agradecemos toda confiança depositada e temos certeza que o excelente trabalho da comissão eleitoral fará com que o processo tenha extensa participação da nossa comunidade acadêmica.

A Superintendência de TIC disponibilizou uma equipe de analistas e desenvolvedores para assistir a comunidade acadêmica em relação à utilização da plataforma virtual de votações Helios Voting. Esta equipe é responsável por orientar os usuários com toda a documentação e o passo a passo necessários à configuração do sistema de votação. Além disso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018), a fim de garantir maior segurança ao processo e anonimato aos eleitores, a TIC importa a lista de eleitores aptos a participarem de cada pleito diretamente das bases de dados oficiais da UFRJ, evitandos-se, assim, a exposição de dados potencialmente sensíveis à terceiros. Segundo o servidor da TIC Emanuel Victor: “Como ex-aluno do NUPEM e atual servidor da UFRJ, fico muito satisfeito em ver que o processo eleitoral esteja sendo realizado de forma moderna, segura e transparente, e com vasta participação da comunidade acadêmica”.

O aluno de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e secretário do Centro Acadêmico, Arthur Henrique Macedo Bouckhorny, disse: “O processo democrático de escolha da direção de uma instituição pública é de extrema importância, visto que, a partir disso, o futuro da instituição e de todas as pessoas que fazem parte dela será afetado. Participar das eleições, tanto acompanhando quanto votando, é dever de todos e como estudante considero de extrema importância a participação ativa do corpo discente nesse processo. Só nós podemos escolher o que é melhor pra gente e não podemos passar essa responsabilidade para outras pessoas ao nos abstermos desta tarefa. Acredito que exercer nosso direito de voto e não nos ausentarmos desse processo reforça até mesmo nosso compromisso com a coletividade e com o local em que estudamos. É a partir dessa prática que poderemos escolher a melhor direção para o nosso instituto, nossa formação e para a comunidade em geral”.

Segundo Carla Zilberberg, representante docente do Conselho Deliberativo do NUPEM/UFRJ: “Estamos iniciando o processo de consulta para a composição da nova Direção do Instituto. Este processo de grande importância para a comunidade acadêmica do NUPEM/UFRJ está sendo conduzido de forma transparente, com a participação dos docentes do Instituto. Esperamos que a próxima direção continue com o diálogo permanente e estimulando os docentes a realizarem suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com excelência.”

Link para baixar as normas: