Mulheres da pesca

sobre a obra

As práticas sociais e o sistema de valores, que as sustentam, na sociedade patriarcal, machista e desigual brasileira, são questões cotidianas da realidade das mulheres da pesca. A percepção sobre a desigualdade de gênero e a assimetria de poder, frente a divisão sexual do trabalho, provocaram iniciativas para o empoderamento e a autonomia feminina no exercício da pesca artesanal. Essas inciativas emergiram dos processos vivenciados junto às atividades do Projeto, como reconhecimento da dimensão do coletivo, do papel da sociedade, na construção de alternativas emancipatórias e mais equitativas para melhoria da geração renda, por meio do fortalecimento do coo- perativismo e de mecanismos de Economia Solidária.

Este livro, que agora vão ler, cuidadosamente organizado pelas colegas Amábela Avelar e Ariane Brugnhara, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), chega em boa hora, como uma contribuição teórico – metodológica e prática, para inspirar outros projetos de EP, que queiram promover um saber – fazer inquieto e transformador. É uma demonstração de coragem e esperança para a construção de uma ciência cidadã. Desfrutem!

Detalhes

Amábela de Avelar Cordeiro, Ariane Cristina Brugnhara

E21

Educação popular em segurança alimentar e nutricional : mulheres da pesca / Amábela de Avelar Cordeiro, Ariane Cristina Brugnhara [organizadores]. – Macaé : Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ – Macaé Professor Aloísio Teixeira, 2020.

108 p.

ISBN 978-65-87507-06-4

  1. Segurança Alimentar e 2. Educação popular – Brasil.
    1. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Campus UFRJ – Macaé Professor Aloísio II. Cordeiro, Amábela de Avelar (org.). III. Brugnhara, Ariane Cristina (org.).

CDD 363.192

O SEu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade