Missão Científica de docente do PPG-CiAC amplia projetos de cooperação científica internacional entre o NUPEM/UFRJ e universidade espanhola

No momento, você está visualizando Missão Científica de docente do PPG-CiAC amplia projetos de cooperação científica internacional entre o NUPEM/UFRJ e universidade espanhola

Recentemente, em maio de 2022, a Professora Angélica Ribeiro Soares realizou uma missão científica à Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha. De acordo com Angélica, coordenadora do Grupo de Produtos Naturais de Organismos Aquáticos (GPNOA/NUPEM/UFRJ), esta foi uma etapa muito importante nas estratégias de internacionalização dos grupos de pesquisa do NUPEM/UFRJ.

Durante a estada em Tenerife, Angélica realizou diversas atividades com o objetivo de consolidar os projetos de cooperação científica já estabelecidos entre o GPNOA e o Grupo de Produtos Naturais Marinhos do Instituto Universitario de Bio-Orgánica (IUBO) da ULL, coordenado pelo Professor José Javier Fernandez. Visitas aos laboratórios e encontros com os grupos de pesquisa da Instituição, saídas de campo para reconhecimento da biodiversidade marinha da região (um dos focos dos projetos desenvolvidos em colaboração pelos dois grupos) e reuniões de trabalho foram algumas das atividades realizadas e foram fundamentais para prospectar novos projetos em parceria. 

            Essa cooperação entre os pesquisadores do NUPEM/UFRJ e da ULL  iniciou anos atrás, com o desenvolvimento parcial da tese de doutorado da macaense Nathalia Peixoto Nocchi Carneiro em Tenerife, por meio do Programa Ciências sem Fronteiras. Nathalia integrou a primeira turma do curso de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ e é egressa do Mestrado do PPG-CIAC. Hoje em dia, a Dra. Nathalia pertence ao quadro de pesquisadores da ULL, onde desenvolve pesquisas na área de produtos naturais marinhos, junto ao grupo do Professor Javier. 

A estadia da professora Angélica também teve como objetivo a redação das diretrizes finais do Convênio Marco entre as duas universidades e do Convênio Específico para Pesquisa entre os dois grupos. Além de facilitarem a elaboração de editais específicos para projetos de pesquisa na área de produtos naturais marinhos, esses convênios permitirão o intercâmbio de docentes e discentes das instituições brasileira e espanhola. Segundo a Professora Angélica, “as condições de trabalho existentes na ULL, somadas à experiência do grupo e a localização geográfica das Ilhas Canárias, com suas particularidades ambientais, representam oportunidades únicas para a realização de pesquisas importantes e troca de conhecimento entre os jovens pesquisadores das duas instituições envolvidas”.