Manual Simplificado de Uso do Fluorímetro MultispeQ V 2.0 (PhotosynQ)

sobre a obra

A ecofisiologia é o estudo que trata das respostas vegetais às alterações ambientais (condições do solo, fotoperiodismo, variações de temperatura, umidade relativa, precipitação pluviométrica ou irrigação, vento, arranjo de plantas, ambiência, dentre outros). Explorar a ecofisiologia das principais culturas agrícolas é bastante relevante e promissor, visto que busca compreender os processos vegetais, incluindo respostas bioquímicas e moleculares e como isso afeta o desenvolvimento e a produtividade, incluindo as diferentes hortaliças e o seu metabolismo.Dentre os indicadores ecofisiológicos, a fluorescência das clorofilas é importante para elucidar a adaptação à radiação e detecção de mudanças do aparato fotossintético, isso durante o desenvolvimento ou a exposição a algum estresse. Assim, pode ser realizada a avaliação quanto a absorção e transferência da energia luminosa na cadeia transportadora de elétrons.

Editor Chefe: Prof. Maurício Mussi Molisani. Editores Adjuntos: Prof. Pedro Hollanda Carvalho e Prof. Américo de Araújo Pastor Junior. Organização e Revisão: Aline Lemos Ferreira, Daniel Basílio Zandonadi e Heitor Duarte Monteiro. Autores: Aline Lemos Ferreira, Daniel Basílio Zandonadi, Heitor Duarte Monteiro e Mirella Pupo Santos. Revisão Final: Daniel Basílio Zandonadi e Mirella Pupo Santos. Diagramação e Projeto Gráfico: Aline Lemos Ferreira e Mateus Diniz de Oliveira. Ilustrações: Mateus Diniz de Oliveira.

O SEu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade