INSTITUTO NUTES PROMOVEU SEMINÁRIO NO NUPEM

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O Seminário do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ) foi realizado no dia 19 de junho, às 16h, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), em Macaé, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPG-ECS) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC).

O evento contou com a presença da Prof. Dra. Marisol Lopera Pérez, da Universidad Industrial de Santander, Colômbia, coordenadora do grupo de Iniciação Científica “GAIA: meio ambiente e sustentabilidade na Educação”. Ela é licenciada em Ciências Naturais e Educação Ambiental pela Universidade da Antioquia, mestra em Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável pela Universidade de Manizales, doutora em Investigação Transdisciplinar em Educação na Universidade de Valladolid e realizou seu estágio pós-doutoral no programa “Talentos Globais para transformação local do Ministério da Educação da Alemanha e da Universidade de Vechta”. A Professora Marisol atua com formação docente na linha de Educação Ambiental e Sustentabilidade e Educação em Ciências na Perspectiva de Gênero e Metodologias Ativas, entre as quais, STEM+, ABP e o uso das TDICs.

A mediação da palestra foi feita pela Prof. Dra. Laísa Freire, docente do PPG-ECS e do PPG-CiAC. A Professora Laísa é anfitriã da Professora Marisol em sua estada na UFRJ e juntas, no período 12 de junho a 09 de julho, realizarão diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na interface entre formação docente e a Educação Ambiental. No dia 05 de julho, às 10h, a professora Marisol ministrará essa palestra no Instituto Nutes.

Prof. Dra. Marisol Lopera Pérez

A Professora Marisol apresentou no Instituto NUPEM uma resposta à crise ambiental e civilizatória, já que muitas universidades estão investindo recursos e capacidades no desenvolvimento de formas de redução do impacto das atividades humanas nos ecossistemas. Na palestra, foram explorados o conceito de universidades sustentáveis; os desafios do ensino superior para a sua promoção e os diálogos que estão ocorrendo entre as agendas ambientais locais e a Agenda 2030 para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, analisou o alcance dos padrões, modelos de medição e caracterizações internacionais, bem como as trajetórias de algumas universidades latino-americanas, a partir da transformação dos eixos de sua missão: educação, pesquisa e extensão. Por fim, foram caracterizadas ações na Universidad Industrial de Santander e apresentadas as vozes e os sentidos das práticas sustentáveis que incentivam mudanças de paradigmas; as perspectivas que traçam os caminhos da sustentabilidade nas universidades; as alianças que estão se consolidando como estratégia de gestão e os avanços das políticas de ambientalização curricular e das políticas de sustentabilidade. Desta forma, espera-se que o debate internacional contribua para o compromisso da UFRJ com a formação de profissionais em todas as áreas que atuem em prol da sustentabilidade no enfrentamento dos problemas socioambientais mais urgentes, em cada contexto e em nível global.