Você está visualizando atualmente Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/UFRJ, Instituto Multidisciplinar de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro Formação professora Carolina Garcia (CFCG) formam parceria para criação de curso sobre pesquisa e escrita científica para professores.

O curso de Pesquisa e Escrita científica para professores foi criado e está com sua primeira turma em andamento. O curso foi uma demanda de professores da rede básica do município e do Centro Formação professora Carolina Garcia (CFCG) e está sendo realizado em parceria com o CFCG todas as quartas-feiras até dezembro com mediação dos professores Paula Alvarez Abreu e Américo de Araujo Pastor Junior do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e professor Nilcimar dos Santos Souza do Instituto Multidisciplinar de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O curso de 30 horas tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre a pesquisa e redação científica na área de educação que possam contribuir para o desenvolvimento de projetos na educação básica. O público-alvo são professores de diferentes segmentos e áreas de formação ou outros profissionais da educação. Os temas abordados serão: Introdução a pesquisa na área de educação; escrita científica; Artigos científicos e bases de dados para a busca de informação; Divulgação científica e fake news; ética na pesquisa; desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de educação; revisão da literatura; apresentações de trabalhos científicos, entre outros.

Iniciativas como este curso podem ajudar a fomentar parcerias entre a Universidade e a escola e contribuir para a educação continuada de professores que desejam ingressar em cursos de pós-graduação e desenvolver projetos de pesquisa na sua prática. Mais informações sobre inscrições em cursos do CFCG no link: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/inscricoes