Infraestrutura foi desenvolvida por servidores da instituição com orçamento restrito para garantir segurança no campus
Para ampliar a segurança no campus, a direção do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ coordenou o processo de revitalização da grade de proteção da instituição. O objetivo é garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades, sem cercear a liberdade de alunos, docentes e servidores.
O problema da deterioração das grades foi encaminhado ao Escritório de Planejamento EPMaC (extensão do ETU/UFRJ em Macaé), mas sem verbas, foi necessário encontrar uma alternativa para o problema de segurança. O servidor João Marcelo Silva e Souza, sugeriu então, a recuperação do atual gradil com material e mão de obra própria. O valor total desembolsado foi de cerca de R$ 7 mil com materiais reaproveitados pelo NUPEM, bem abaixo dos orçamentos levantados pelo EPMaC Macaé com outros fornecedores e um novo gradeamento, na ordem de R$ 70 mil.
De acordo com Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, diretor do NUPEM, a instalação dos gradis está alinhada à missão em propiciar segurança aos alunos, servidores e professores. Ainda, segundo Rodrigo, essa é mais uma das ações de um projeto de infraestrutura que envolve todo o Instituto: “Quatro obras estão em andamento, a Trilha da Ciência e da Saúde, a cobertura da quadra poliesportiva, o BioMuseu e o Laboratório Avançado de Diagnóstico Molecular”.
A Vigilância tem como atividade guardar e zelar pela segurança do campus, bem como dos bens móveis e imóveis que constituem o patrimônio público da Universidade. O novo cerceamento é bastante resistente para manter a segurança do local sem comprometer a estrutura do muro existente.