INAUGURAÇÃO DO LIDEN PERMITE AMPLIAÇÃO DE ÁREAS DE PESQUISAS

Você está visualizando atualmente INAUGURAÇÃO DO LIDEN PERMITE AMPLIAÇÃO DE ÁREAS DE PESQUISAS
Mesa solene da esquerda para a direita: pesquisador do IB, Rodrigo Brindeiro; representante da presidência da FAPERJ, prof. Luís Cristóvão; prof Luis Eurico Nasciutti, decano do CCS; profª Cíntia Monteiro de Barros, diretora geral do Nupem; prof. Roberto Medronho Reitor UFRJ; Prefeito de Macaé, Welbert Rezende; e o promotor federal Fábio Sanchez.

A inauguração oficial do Laboratório Integrado de Doenças Emergentes e Negligenciadas ocorreu no dia 08 de dezembro, no auditório do Nupem. As presenças do Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Medronho, do prefeito de Macaé, Welbert Rezende, secretários municipais, assessores e representantes do Judiciário e do Sindipetro-NF mostraram a importância desta nova unidade de pesquisa. “O LIDEN vai possibilitar um incremento nas pesquisas voltadas para a saúde humana e diagnósticos especializados, que envolvem alta tecnologia”, explicou a diretora Geral do Nupem e coordenadora do laboratório, profª Cíntia Monteiro de Barros.

A coordenadora do LIDEN, profª Cíntia Monteiro explica ao decano Luís Eurico, ao promotor Fábio Sanchez, vereadora Iza Vicente e ao reitor Roberto Medronho as funcionalidades e possíveis pesquisas no novo laboratório.

Para o reitor Roberto Medronho, “o apoio da atual gestão municipal, sem desmerecer as anteriores, é realmente muito grande. Temos avançado muito aqui na UFRJ, também fiquei impressionado com a determinação e a resolutividade do prefeito Welbert. Nós somos reconhecidos internacionalmente pelas pesquisas em várias, mas quando temos apoio, seja federal, estadual ou municipal, tudo se exponencia e é o que está acontecendo em Macaé.

Já o chefe do executivo macaense, Welbert Rezende, declarou que “neste momento de festa, eu estou aqui para agradecer pela parceria, em prol da saúde pública, em prol do ensino e em prol do desenvolvimento de tecnologia. Uma transformação que vocês estão fazendo junto conosco. Foi uma somatória de esforços que ajudou muito! Macaé teve o melhor combate à Covid do Estado do Rio de Janeiro, nossa média de mortalidade foi metade da média da capital. Tudo com certeza fruto desta parceria com a universidade. A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sido muito importante para nós.

O Reitor Roberto Medronho ladeado pelos pesquisadores do LIDEN: Raquel Gestinari, Flávia Mury, Jackson Menezes, a atual coordenadora do novo laboratório Cíntia Barros, Rodrigo Nunes, Manuela Leal e José Nepomuceno. (da esquerda para direita).
Pesquisadores, alunos e técnicos do LIDEN, todos laureados com moções de agradecimento (esquerda para direita): em pé, Marcelle Vianna, Carina de Azevedo, Raquel Gestinari, Flávia Mury, Hellade Lopes, Graziele Sousa, Keity Nocchi, Jackson Menezes, Cintia Monteiro, Rodrigo Nunes, Manuela Leal, Bruno Rodrigues, José Nepomuceno, Caio Felipe de Araújo. Agachados: Lucas Tavares, Marcela Espíndola, Amanda Fernandes, Viktória Gomes, Raphael de Mello, Artur Nunes, Vinnícius Machado.
Momento do descerramento da placa: secretário de saúde, Alexandre Cruz; prof. Francisco Esteves, fundador do Nupem; profª Cíntia Monteiro, diretora geral e coordenadora do LIDEN; reitor Roberto Medronho, promotor Fábio Sanchez, decano Luis Eurico Nasciutti e prof. Luiz Cristóvão, da FAPERJ. Foto: Rui Porto Filho