A inauguração oficial do Laboratório Integrado de Doenças Emergentes e Negligenciadas ocorreu no dia 08 de dezembro, no auditório do Nupem. As presenças do Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Medronho, do prefeito de Macaé, Welbert Rezende, secretários municipais, assessores e representantes do Judiciário e do Sindipetro-NF mostraram a importância desta nova unidade de pesquisa. “O LIDEN vai possibilitar um incremento nas pesquisas voltadas para a saúde humana e diagnósticos especializados, que envolvem alta tecnologia”, explicou a diretora Geral do Nupem e coordenadora do laboratório, profª Cíntia Monteiro de Barros.
Para o reitor Roberto Medronho, “o apoio da atual gestão municipal, sem desmerecer as anteriores, é realmente muito grande. Temos avançado muito aqui na UFRJ, também fiquei impressionado com a determinação e a resolutividade do prefeito Welbert. Nós somos reconhecidos internacionalmente pelas pesquisas em várias, mas quando temos apoio, seja federal, estadual ou municipal, tudo se exponencia e é o que está acontecendo em Macaé.”
Já o chefe do executivo macaense, Welbert Rezende, declarou que “neste momento de festa, eu estou aqui para agradecer pela parceria, em prol da saúde pública, em prol do ensino e em prol do desenvolvimento de tecnologia. Uma transformação que vocês estão fazendo junto conosco. Foi uma somatória de esforços que ajudou muito! Macaé teve o melhor combate à Covid do Estado do Rio de Janeiro, nossa média de mortalidade foi metade da média da capital. Tudo com certeza fruto desta parceria com a universidade. A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sido muito importante para nós.”