Imaginamundos: interfaces entre educação ambiental e imagens
sobre a obra
O livro é fruto de um esforço coletivo e reúne 19 capítulos que versam sobre os múltiplos conceitos relativos à produção de estímulos visuais e sonoros. São distintas maneiras de interagir, produzir, assistir e se relacionar com imagens e sons e a reflexão é realizada por intelectuais de vários campos do conhecimento. É uma composição de um mosaico de olhares e de conceitos, como um quebra-cabeças. Imagina um inseto que observa o mundo pelo seu olho composto, os seus múltiplos ocelos! A imagem que forma em seu cérebro é como um emaranhado de feixes de luzes. Além disso, eles enxergam de uma maneira mais lenta do que a nossa.
A partir dos textos, os leitores e leitoras são provocados para algumas reflexões: Quais são as formas de viver nesse mundo que ainda precisam ser experimentadas? Quais são as maneiras de viver que precisam ser reinventadas? Imaginar para transformar! Tão latente em nossa vida nos tempos atuais. É necessário imaginar novos mundos, por isso, IMAGINAMUNDOS. O livro é um convite para transformarmos esse mundo a partir do fortalecimento da capacidade imaginativa para uma educação livre das opressões e da ideia de superioridade de uns sobre os outros.
A obra é direcionada para os estudos da educação e da imagem (cinema, vídeo, artes visuais e fotografia) com um olhar para as complexidades das relações entre sociedade e natureza. Ou seja, ele pode contribuir para as Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Educação e Comunicação e áreas afins. Pode ser lido por professores e professoras, cientistas e militantes da imagem. Além das pessoas que buscam nas imagens uma forma de expressão. Também pode ser lido por pessoas que estão imaginando novas formas de viver, novas maneiras de estudar, de criar, de se relacionar, se comunicar e interagir com os outros e com as múltiplas naturezas nas quais estamos ligados.
Detalhes
Rafael Nogueira Costa, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ, Celso Sánchez, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, Robson Loureiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Sergio Luiz Pereira da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.
O SEu futuro começa aqui.
NUPEM/UFRJ – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade