O I Simpósio de Extensão do Nupem ocorreu no período de 11 a 15 de julho de 2022, com o tema sobre as práticas para a conservação e desenvolvimento sustentável em uma perspectiva multidisciplinar. O evento totalizou 180 inscritos e foram submetidos 76 trabalhos, sendo 63 trabalhos de discentes de graduação, seis de discentes de pós-graduação e sete de apresentadores externos. Doze apresentações foram premiadas com menção honrosa e 12 como melhores trabalhos do Simpósio.
A solenidade de abertura contou com a participação da Magnífica Reitora da UFRJ, Professora Doutora Denise Pires de Carvalho, que reafirmou a importância da extensão universitária. Ela destacou que “o NUPEM é um dos Institutos da UFRJ que atua no Ensino, Pesquisa e na Extensão, de forma indissociada. Desejo que todos possam ter a percepção da riqueza do que é desenvolvido pela UFRJ, sobre a importância da universidade gratuita e que o Simpósio possa mostrar a importância da interação da universidade com a sociedade.” Também participaram do evento, o professor Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e a professora Débora Henrique da Silva Anjos, Coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Todos enviaram mensagens, previamente gravadas, de apoio ao evento.
O Professor Jerson Lima ressaltou o apoio da Faperj durante a pandemia da COVID-19, com editais liberando recursos de mais de 300 milhões de reais em bolsas e auxílios. Esses editais e fomentos foram destinados a diversas frentes, como: produção de respiradores, desenvolvimento de vacinas, acompanhamento de pacientes, entre outras. A professora Débora Anjos explicou como a Extensão auxilia nas demandas do CCS, citando, por exemplo, o auxílio às demandas nas questões da educação, saúde, segurança alimentar e atenção primária. Ela finalizou dizendo que temos que valorizar o conhecimento de todos.
Seguindo a apresentação das mensagens de vídeo, fizeram uso da palavra o prof. Gunnar Taets, substituto eventual da Coordenação de Extensão do Centro Multidisciplinar de Macaé, a Diretora Geral, à época eleita, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), profª Cintia Monteiro de Barros, o prof. Francisco de Assis Esteves, fundador do Instituto Nupem e homenageado ao final da solenidade de abertura. O Diretor Geral, prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, em missão no exterior, também participou por mensagem de vídeo.
Após a solenidade de abertura, aconteceu a palestra do Prof. Paulo Gustavo da Silva, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (Mossoró/RN) intitulada “A importância da extensão na construção e no desenvolvimento da UFRJ”. Durante o evento aconteceram várias atividades, como palestras e mesas redondas, comandadas pelos professores Gustavo Vaz de Mello Guimarães, Gustavo Arantes, Leonardo Moreira e Keity Jaqueline Chagas Vilela Nocchi, além de diversas salas temáticas com apresentações de ações de extensão de Macaé e região.
Segundo a Profa. Magdalena Rennó, Diretora Adjunta de Extensão, coordenadora do evento, “a troca de ideias e a vivência que antecedeu o Simpósio, assim como, durante o mesmo, foi de muita troca de informações. Pode-se evidenciar as diferentes ações que aconteceram durante a pandemia e também a alegria dos participantes em estar em um evento de forma presencial, depois de tanto tempo. A equipe da Direção Adjunta de Extensão do Instituto considera que o evento foi um sucesso e deseja que seja o primeiro de muitos outros. Terminamos a nossa jornada agradecendo a participação de todos.”