FÓRUM NORTE-FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
APRESENTAÇÃO
O Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências é uma proposta de ação integrada de diversas Instituições de Ensino superior e órgãos públicos de educação básica no norte-fluminense. O Fórum foi criado em 2019 com o objetivo de estabelecer espaços de discussão, reflexão e problematização da realidade no que tange à Educação em Ciências, valorizando neste processo as articulações entre pesquisa, ensino, extensão e também as demandas e saberes produzidos no chão das escolas da região. O Fórum é realizado por meio de Palestras, Mesas Redondas e Grupos de Trabalhos em temas como: Metodologias Ativas no Ensino de Ciências; Jogos e Ludicidade na Educação; Tecnologias educacionais; Inclusão e acessibilidade no Ensino; Currículo e Avaliação no Ensino de Ciências; Diversidade Cultural na sala de aula; Educação Ambiental; Alfabetização e Letramento Científico; Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação em saúde, entre outros. Os participantes do projeto reúnem-se para discutir textos e temas relacionados à educação. Além disso, são desenvolvidos minicursos ao longo do ano, voltados a educação inicial de licenciandos e educação permanente de professores da educação básica e ensino superior da região. O Fórum também se volta à construção de uma agenda de ações e inovações em educação em ciências a serem desenvolvidas neste terceiro espaço entre a Universidade e a escola, que se pretende estabelecer conforme a política do Complexo de formação de professores.
O Fórum se organiza, portanto, de acordo com os seguintes objetivos: Reunir e reconhecer as ações de Ensino de Ciências (EC) historicamente desenvolvidas na Região Norte-Fluminense; Observar e discutir tendências e lacunas com os atores sociais envolvidos nestas atividades por meio de encontros/diálogos em Palestras, Mesas Redondas, minicursos e Grupos de Trabalhos.; Desenvolver anualmente uma agenda regional de ações e inovações em Educação em Ciências; Contribuir para a formação continuada dos professores da região, e para a formação dos estudantes dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da UFRJ/Macaé e demais IES; Possibilitar o estabelecimento de um canal permanente de comunicação de formações e informações entre a Universidade e a comunidade; Desenvolver ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na região, aproximando a comunidade universitária da comunidade escolar.
O projeto realiza-se a partir do encontro entre os atores da educação em ciência na região. Para isso, organiza-se um primeiro evento, o Fórum, no qual às diversas vozes irão trazer suas demandas, identificar e discutir problemáticas relacionadas às atividades em educação em ciências na região, e elaborar uma série de propostas de ações para o ano seguinte. Essas propostas são transformadas em uma agenda, subdivididas em eixos temáticos, e implementadas no decorrer do ano seguinte. Essas ações valem-se de ações permanentes de pesquisa, ensino e extensão das instituições envolvidas, bem como podem inaugurar novos espaços para tal. As ações podem ser, por exemplo: mesas redondas, minicursos, palestras, rodas de conversa, visitas a escolas. Ao fim do ano de aplicação da agenda, outro Fórum é realizado para avaliar e discutir as ações realizadas, bem como para elaborar uma nova agenda. Assim, o Fórum é um espaço de discussão, planejamento e articulação entre atores e instituições envolvidas.
A equipe do projeto é constituída por professores dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM-UFRJ, dos Cursos de Graduação em Química Polo Macaé da UFRJ, Centro de Formação Carolina Garcia da Secretaria de Educação de Macaé e demais instituições parceiras. Além disso, a equipe também conta com a participação de professores atuantes no ensino básico e médio da região e de estudantes de licenciatura das instituições envolvidas.
Coordenador: Américo de Araujo Pastor Junior
E-mail: americopj@gmail.com
Tipo: Projeto
o seu futuro começa aqui.
NUPEM/UFRJ –
Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade