Você está visualizando atualmente FESTIVAL CONEXÕESMUNDOS APRESENTA DIVERSAS ATIVIDADES PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
Crianças em contato com mudas da horta comunitária, projeto de extensão do Nupem

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2023, aconteceu o “Festival ConexõesMundos: Desemparedando o imaginário”, evento realizado pelo projeto de extensão, ImaginaMundos, que esse ano teve participação ativa dos alunos de graduação Ana Carolina Gomes e Nícolas Nogueira, que colaboraram na organização do festival.

Segundo o prof. Rafael Costa, coordenador do projeto de extensão, o objetivo do evento é “criar um ambiente para abordagens disruptivas na educação, proporcionando experimentações e práticas com as escolas da rede pública de Macaé, ou seja, criar um ambiente para além da sala de aula, visando a conexão de mundos: universidade-escolas.

Alunos conheceram os laboratórios e demais espaços do Nupem

Ana Carolina acredita que “práticas inovadoras e quebra de paradigmas são o futuro da educação. Foi incrível acompanhar a interação das crianças nas atividades e a troca de conhecimento entre eles e os monitores. Pudemos contar com um grupo super criativo que desenvolveu diversas atividades com as crianças. Esse intercâmbio com as escolas é muito importante para nossa formação como professores, nos ajuda a desenvolver a didática e a forma que conduziremos nossas aulas”.

Os monitores foram responsáveis em apresentar as atividades às crianças

O festival recebeu 11 escolas, com a presença de 410 alunos do maternal ao 9º ano, e contou com a participação de 23 projetos de extensão no desenvolvimento das atividades. O projeto de extensão ImaginaMundos busca inovações nos campos da educação, comunicação e sustentabilidade; e propõe uma série de atividades, como: cursos de extensão, festival de cinema e montagem de filmes.