No dia 31 de outubro de 2022, recebemos a visita de Susanne Queiroz, professora aposentada de anatomia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Susanne Queiroz foi pioneira na UFRJ na técnica de plastinação e se destacou por suas habilidades na arte de dissecção de tecidos e órgãos.
Por toda sua contribuição para o Instituto, a professora Susanne foi agraciada com a primeira medalha NUPEM, como forma de agradecimento pelo trabalho de excelência prestado ao ensino de anatomia.
A concessão da medalha Nupem à profª Susane foi aprovada por unanimidade no Conselho Deliberativo do Instituto, no dia 27 de novembro. As regras para os próximos agraciados e sua periodicidade serão definidas na próxima reunião do CD.
Além de produzir as peças da UFRJ, Campus Fundão, também produziu as primeiras peças anatômicas de ossos e órgãos plastinados que foram destinadas para o anatômico do Campus UFRJ-Macaé prof. Aloísio Teixeira, que não possuía nenhuma peça para estudo.
As peças dissecadas e preparadas especificamente para atender a demanda de Macaé ainda existem e são usadas para aulas da graduação e, também para a extensão universitária.
“Receber uma homenagem dessa, estando na minha idade, é muito gratificante. Eu realmente não esperava, estou muito feliz”, finalizou a professora Susane.