Você está visualizando atualmente ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES PARA USO DE ÁREA PÚBLICA E APOIO À CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAL EM CONCEIÇÃO DE MACABU, RJ.
Turma de Graduação em Ciências Biológicas do Nupem-UFRJ e representantes da SEMMA

No dia sete de março de 2023, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Conceição de Macabu (SEMMA) recebeu a visita dos alunos inscritos na disciplina Educação Ambiental, matéria eletiva do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) e coordenada pelo professor Rafael Nogueira Costa. Neste ano, as atividades desenvolvidas contaram com colaboração de Paolo Martins, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e do monitor Bruno Vilela, graduando em Ciências Biológicas da UFRJ.

A ação definida foi uma aula de campo, que teve o objetivo de “proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer algumas iniciativas socioambientais na região e de fomentar a reflexão sobre a relação entre essas experiências e os seus processos formativos”, segundo o prof. Rafael Costa. O Núcleo de Ecoturismo Mônica Nascimento da Rocha, localizado próximo à Cachoeira da Amorosa, foi escolhido como espaço para o desenvolvimento das atividades.

Área em processo de restauração, que será contemplada pela Unidade de Conservação

Pela manhã, o grupo visitou o espaço onde estão sendo realizadas ações de reflorestamento, que já conta com 4 mil mudas, de aproximadamente 70 espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, foram debatidas questões referentes à gestão das áreas e às dificuldades para o desenvolvimento de restauração ecológica, que envolvem, além do plantio, seu monitoramento, o manejo da área, a realização de roçadas periódicas das gramíneas e o controle das fontes de impactos, como as queimadas. Ainda pela manhã, o grupo conheceu os Sistemas Agroflorestais (SAFs) da Reserva Particular do Patrimônio Natural Águas Claras, implementados por sua proprietária Maria Inês Paes Ferreira. Os SAFs contribuem para a regeneração da área queimada, aliando a produção de alimentos com a recuperação do ecossistema.

Estudantes na área de plantio de árvores nativas

No período da tarde, o grupo fez um reconhecimento da Cachoeira da Amorosa e conversou com os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Conceição de Macabu sobre o funcionamento, a gestão e o uso público do espaço. Como foi mencionado pelos representantes, existe a vontade de transformá-lo em Unidade de Conservação Municipal.

Após a conversa com os técnicos da SEMMA, os estudantes elaboraram diretrizes e estratégias para contribuir com a proposta de criação da unidade de conservação, visando aprimorar a gestão e o uso do local. Assim, como proposta de atividade, a turma realizou uma dinâmica de fortalecimento da capacidade de imaginação para um futuro sustentável e uso comum da Cachoeira da Amorosa.

Segundo Cleber Fiuza, técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “Conceição de Macabu tem um potencial natural enorme. Dos 35 mil hectares de área que compõem o município, mais de 22 mil hectares são destinados a proteção ambiental, sendo cinco Unidades de Conservação Municipal e duas Reservas Particulares de Patrimônio Natural, que precisam de melhorias na gestão ambiental. O fortalecimento das parcerias e as trocas de conhecimentos com as instituições acadêmicas são importantíssimas e necessárias. Em breve, poderão ser revertidos para a melhoria na qualidade ambiental do município.”