Em fins de julho, ocorreu o lançamento do livro virtual “Sementes da Arte-Educação-Ambiental”, organizado pelo prof. Rafael Nogueira Costa, que também assina um dos capítulos. Segundo o Portal de Livros Abertos da USP, “a obra é uma coletânea, (…), que na força, na luta e na dedicação, todos participaram deste reflorestamento de ideias. Este livro certamente pode contribuir para a busca por respostas para perguntas e inquietações que acometem a pessoa educadora ambiental, a artista ou ambientalista, cidadã.” O livro é também uma homenagem a Michèle Sato (UFMT), professora e pesquisadora da ANPEd, falecida em 2023.
A obra contou com 78 autoras, autores e artistas, além da participação de 14 estudantes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), sendo 11 da graduação e três vinculados aos programas de pós-graduação. Além dos discentes, participaram da obra cinco docentes como autores de capítulos e um docente como organizador.
No capítulo “Percursos do Rio Macaé: uma expedição em busca de imaginações e práticas educativas bioinspiradoras” participaram os alunos Geovana Benvenuti Pereira da Silva, João Paulo Junqueira Souza, Josiane Paulino Vitor de Oliveira, Júlia de Sousa Peçanha Ramos, Lohane Andrade de Quadros, Lorena Cristina de Souza e Souza e Rebeca Moreira Fraga Lemos; e os docentes Américo Pastor, Paula Abreu e Rafael Nogueira Costa.
A professora Laísa Freire, credenciada no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação – Nupem, participou do livro com o capítulo “Pintando Utopias com a Educação Ambiental: Possibilidades Pedagógicas a partir da Estética” que analisa diferentes propostas educativas de Educação Ambiental.
Já no capítulo “O ÁrvoreSer e a aprendizagem cosmológica”, os discentes autores foram André Cadinelli Ramos (PPG-CiAC), André Pacheco Cardoso dos Santos, Bruno Vilela Vasconcelos e Paulo José da Silva Gonçalves; juntamente com o docente Rafael Nogueira Costa
E o capítulo “Natureza e Arte na Educação Ambiental” é de autoria de Luana Rohwedder Zuffo, Diego Gazone Rodrigues Silva e os professores Giuliana Franco Leal e Rodrigo Lemes.
Já o projeto gráfico, ficou a cargo de Gabriela Marquez, aluna do PPG-ProASD.
Todo o projeto contou com apoio da Capes e da Faperj, o principal órgão de fomento à pesquisa no Rio de Janeiro.
Para conhecer a obra gratuitamente, acesse: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1358