Prof. Francisco Esteves ministrou mais uma palestra nos Centros da UFRJ sobre a Política de Sustentabilidade e Educação Regenerativa (SER/UFRJ). Desta vez, o encontro ocorreu no último dia 30 de outubro, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Professor Francisco, docente do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM, foi acompanhado da Profª. Fátima Bruno, da PR-3, e do Prof. Marcelo Côrtes do Cap – Colégio de Aplicação – membros do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da proposta de Política SER. Após a apresentação, foi aberta a palavra ao corpo social do CCMN, quando foi possível o estabelecimento de discussões sobre o tema que tem despertado interesse na sociedade acadêmica e no público em geral.
A escolha do prof, Francisco Esteves como coordenador do SER se deve, em grande parte, às amplas pesquisas desenvolvidas no NUPEM, unidade precursora da UFRJ em Macaé, cuja sigla significa exatamente Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé. Prova disso é a longevidade do PELD – Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – em atividade desde 1999. A proposta engloba estudos contínuos de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos plantas e animais de pequeno e grande porte, que são bioindicadores de qualidade ambiental. Recentemente e, de forma pioneira, o projeto incorporou estudos socioambientais que tentam compreender ações multiplicadoras promovidas pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Macaé-RJ), por meio da atuação de conselheiros e grupos sociais que dependem da restinga.
A Política de Sustentabilidade e Educação Regenerativa (SER/UFRJ), elaborada pelo GT coordenado pelo Profº Francisco, está em análise no Conselho Universitário e tem como objetivos capilarizar o tema nos currículos da Educação Básica e Superior e também articular o modo de funcionamento da Universidade, aliando ensino, pesquisa, extensão, inovação e administração. Esse passo representa o compromisso da UFRJ para enfrentamento dos desafios da sociedade contemporânea.
Texto: Astrea Castro