DOCENTE DO NUPEM COORDENA PROJETO UNIVERSIDADE DO FUTURO

Você está visualizando atualmente DOCENTE DO NUPEM COORDENA PROJETO UNIVERSIDADE DO FUTURO
Em reunião na reitoria, foram traçadas as primeiras ações para a construção da Política de Sustentabilidade da UFRJ | Foto: Raphael Pizzino (SGCOM)

Com o objetivo de se tornar referência em sustentabilidade entre as universidades brasileiras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deu o primeiro passo para reunir em um só lugar todas as iniciativas voltadas para a área, tanto aquelas já em curso quanto as que ainda são apenas projetos. Em reunião preliminar ocorrida no prédio da Reitoria na última sexta-feira (20/10), foi formada uma comissão que vai elaborar documentos e diretrizes de trabalho que serão apresentados ao Conselho Universitário para a construção da Política de Sustentabilidade da Universidade.

De acordo com o reitor, Roberto Medronho, que presidiu o encontro com participação dos principais atores de iniciativas já desenvolvidas na instituição, a meta é formar nos campi espaços de experiências que respondam a demandas cada vez mais urgentes da sociedade em relação à produção de energia, consumo de água, saneamento, reaproveitamento de resíduos, entre outros. “Temos muitas áreas de conhecimento que podem atuar em três eixos. O primeiro, voltado a deixar a UFRJ mais atuante na geração da própria energia e água, insumos que consomem a maior parte do orçamento. O segundo, voltado para a educação do corpo social, tornando-o cada vez mais consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Por fim, o terceiro, para integrar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. Os três eixos permitem criar sinergias entre as diferentes dimensões de sustentabilidade, possibilitando o diálogo com artes, cultura, ciência, tecnologia e ancestralidades.

O professor Francisco Esteves, do Nupem/CCS, vai coordenar a equipe voltada a evidenciar as iniciativas sustentáveis da UFRJ. Para ele, nas unidades existem diversos grupos  voltados para oferecer à sociedade soluções inovadoras e ferramentas de gestão destinadas a ampliar a qualidade de vida com o uso consciente dos recursos naturais. “Há pessoas voltadas para desenvolver o Plano de Logística Sustentável; outras, com ações para levar à frente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e há ainda aqueles que atuam com destinação de resíduos. A meta é integrar todos eles”, afirmou.

texto: Sidney Coutinho com adaptações.

Leia a matéria completa aqui.