Você está visualizando atualmente Diretorias da UFRJ-Macaé participam do programa “Estado Maravilhoso”, na rádio 95 FM

Rodrigo Nunes e Francisco Esteves à frente do NUPEM, Irnak Barbosa e Carlos Eduardo representando o Centro Multidisciplinar de Macaé (CMM-UFRJ) debateram propostas para a universidade com o radialista Glauco Lopes

As diretorias da UFRJ Macaé participaram no último  sábado, 28 de agosto, do programa “Estado Maravilhoso”, apresentado pelo radialista Glauco Lopes.  Os gestores da universidade apresentaram diversas propostas com o objetivo de aproximá-la da comunidade.

O primeiro bloco teve a história do NUPEM e da UFRJ-Macaé em seus 27 anos apresentada pelo Professor Francisco de Assis Esteves, enfatizando o papel pioneiro do NUPEM nos estudos das lagoas costeiras que culminaram com a vinda da UFRJ para Macaé em sua plenitude (ensino, pesquisa e extensão). O Professor Francisco destacou também o papel da universidade na busca da qualidade de vida do morador macaense.

No segundo bloco, o Professor Irnak Barbosa, Decano pró-tempore do recém-criado Centro Multidisciplinar de Macaé (CMM-UFRJ), discorreu sobre as recentes conquistas da gestão na institucionalização da UFRJ-Macaé e as perspectivas para os macaenses nas diferentes áreas do conhecimento. O médico enfatizou a importância da universidade na região e os desafios da gestão no atual momento de cortes orçamentários.

O Professor Rodrigo Nunes da Fonseca, Diretor do Instituto NUPEM-UFRJ, apresentou os resultados da atuação do Instituto na pesquisa da COVID-19. O diretor contabilizou os mais de 15 mil testes realizados, o sequenciamento do vírus e variantes e destacou o papel dos diferentes entes públicos e privados durante a pandemia, além da equipe altamente dedicada de professores, técnicos administrativos em educação e alunos que elevaram Macaé ao patamar de cidade com maior número proporcional de testes em relação à sua população no Estado do Rio de Janeiro.

No quarto e último bloco, o Professor Carlos Eduardo, Vice-Decano do CMM-UFRJ, trouxe o papel das pesquisas e da inovação como motor da economia regional sustentável. Carlos Eduardo apresentou os dados do Programa Start-Up Macaé e do Laboratório CRIOS da UFRJ, mostrando que Macaé já desponta como cidade do conhecimento e uma potência de negócios inovadores no Norte Fluminense.

Ao final, o radialista Glauco Lopes enfatizou a importância da UFRJ para o município de Macaé e convidou os presentes a participarem de outras edições do programa visando trazer informações de qualidade para a população.