DIREÇÃO DO NUPEM MARCA PRESENÇA EM SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO DA REITORIA

Reitor Roberto Medronho e a vice Cássia Turci ao final da cerimônia de transmissão de cargos | Foto: SGCOM/UFRJ

Representantes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem estiveram presentes à solenidade na qual o professor Roberto Medronho assumiu o cargo de reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no dia 4 de agosto de 2023. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT), Ilha do Fundão. Na ocasião, a professora Cássia Turci assumiu a vice-reitoria e demais pró-reitores também foram apresentados.

A diretora geral do Nupem, prof. Cíntia Monteiro de Barros, destacou que “a atual Reitoria traz muita esperança para o Nupem, porque os professores Medronho e Cássia participaram da construção do Campus Macaé e conhecem de perto toda a realidade de nossa instituição no interior. Eu tenho certeza de que eles vão colaborar para que cada vez mais, o Nupem possa realizar suas atividades com qualidade, mantendo sempre a relevância e pensando na comunidade da Região Norte Fluminense e especialmente no município de Macaé.”

Diretora do Nupem, Profa. Cíntia Monteiro de Barros; Juninho Luna, secretário municipal de Governo, Leandra Lopes Vieira, secretária municipal de Educação de Macaé; superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire; e prof. Titular Francisco de Assis Esteves

O professor Carlos Frederico Rocha Leão, ex-reitor em exercício, disse que “a gestão anterior talvez tenha enfrentado o período mais difícil da história da Universidade desde sua criação em 7 de setembro de 1920, com uma pandemia e o governo mais contrário às Universidades que já tivemos. Vivemos com os orçamentos mais reduzidos dos últimos 20 anos. Passar pela pandemia foi certamente um desafio”. Prof. Fred também relembrou as iniciativas realizadas durante gestão 2019-2023, em conjunto com a também ex-reitora, Denise Pires Carvalho, hoje secretária Nacional de Ensino Superior do MEC.

A vice-reitora, profa. Cássia Turci, agradeceu ao prof. Roberto Medronho por acreditar que os dois poderão dar seguimento às políticas em prol de uma universidade pública, inclusiva e de qualidade. Ressaltou que o programa de trabalho da gestão foi elaborado por pessoas de toda a comunidade da UFRJ e externas, sendo aperfeiçoado pelos grupos de trabalho de transição e que ele reflete o que a Reitoria quer executar nos próximos quatro anos.

Em sua fala, o Reitor Roberto Medronho reforçou as propostas para sua gestão, citando Macaé, para onde planeja melhorias das atividades. Além disso, deseja investir em ações de assistência estudantil; capacitação, valorização e expansão do corpo de servidores da UFRJ; ampliação das ações do Complexo de Formação de Professores; investimento no trabalho e no quadro de servidores do Complexo Hospitalar, entre outras.

Reitor Roberto Medronho felicitado pela comitiva de Macaé