Você está visualizando atualmente Dia Mundial dos Oceanos é celebrado na praia de Cavaleiros em iniciativa de extensão do NUPEM-UFRJ

O Dia Mundial dos Oceanos (DMO), celebrado em 8 de junho, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação de organismos e ecossistemas marinhos. Em 2022, o DMO foi celebrado em pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ) por meio das ações “O Oceano Começa Aqui” – com a pintura de bueiros com temas marinhos na praia de Imbetiba e o “Nupem na Praia” que ocorreu no dia 29 de julho. Ambas ações de divulgação científica foram propostas e executadas pelos professores doutores Luciano Fischer, Patrícia Mancini, Bruna Pagliani e alunos do curso de Ciências Biológicas e Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ.

Utilizando temas abordados nas disciplinas “Introdução a Oceanografia e Biologia Marinha” e “Biodiversidade de Ecossistemas Marinhos” 30 alunos organizaram a exposição “Nupem na praia“. Maquetes, pôsteres, aquários com fauna local e organismos preservados foram utilizados para abordar temas como praias, costões rochosos, manguezais, impactos por ação humana, entre outros. O evento contou com a participação da Profa. Dra Lísia Gestinari, que abordou a diversidade de algas da região e sua importância ecológica e econômica. De acordo com o Prof. Luciano Fischer, “as atividades de divulgação científica têm papel fundamental para levar o conhecimento gerado nas Universidades Públicas para a sociedade de forma didática, uma necessidade vital, especialmente nos dias atuais. O objetivo dessa atividade é ampliar a experiência dos alunos em apresentar os conteúdos vistos em aula, lidando com diferentes tipos de público e faixas etárias, além de despertar o interesse na docência”.

O evento “Nupem na Praia” recebeu apoio do “Projeto SALVAR: Ciência para conservação de tubarões e raias do Sudeste Sul do Brasil“, que é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

Texto elaborado por: Patricia L. Mancini e Luciano G. Fisher