No dia 19 de maio, no auditório Hélio Fraga no Bloco K, 2º andar do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, ao qual o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem está subordinado academicamente, durante a 8ª sessão de 2025 do Conselho de Coordenação, foi aprovado por unanimidade a criação do Curso de Graduação em Biomedicina – Bacharelado presencial, que é reivindicação antiga e com demanda reprimida nas Regiões Norte-fluminense e dos Lagos.
O trâmite completo inclui ainda a avaliação da proposta pelo Conselho de Graduação (CEG), a aprovação do Plano Curricular, a análise do Conselho Universitário (CONSUNI) e a posterior homologação pelo Ministério da Educação (MEC). A profª Cíntia Monteiro de Barros, que fez um histórico sobre as atividades e projetos desenvolvidos no Nupem, aproveitando para destacar o apoio da Prefeitura de Macaé, especialmente as Secretarias de Ensino Superior e de Obras.
A prof. Daiana Vieira apresentou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e segundo ela “a proposta do Curso de Biomedicina vai ao encontro da missão e dos valores da UFRJ, inaugurando mais de um curso de excelência curricular e demanda comprovada por pesquisas informais aplicadas pelo Instituto Nupem”.