Creditação de horas da Extensão

Informações

1- Os alunos que ingressaram no curso de 2017-1 para frente devem fazer extensão para creditação.

2- As ações de Extensão podem ser: projeto, curso, evento. Os alunos podem entrar e sair das ações de extensão via SIGA em qualquer momento, desde que estejam inscritos no Requisito Curricular Suplementar (RCS) e aceito pelo coordenador de ação, pois é fluxo continuo.

3- A quantidade de horas que o aluno deve cumprir de Extensão é 10% da carga horária total do curso; isso foi estabelecido na Resolução CEG- mais informações sobre isso e demais assuntos da extensão acesse a página da PR5.

4- A UFRJ Só credita horas de ações de Extensão cadastradas como Extensão no SIGA da UFRJ ou as que funcionaram no antigo SigProj. No caso de ações antigas, ou seja que funcionaram no SigProj a creditação deve ser feita pelo processo de creditação de carga horária retroativas como mostrado na cartilha de creditação retroativa no site da PR5. 

Em resumo: só credita as ações de Extensão (curso, evento ou projeto) oficiais, ou seja, cadastradas no SIGA da UFRJ.

O aluno tem que ter o RCS e estar inscrito como aluno Extensionista na ação de Extensão para ter os créditos lançados.

5- O lançamento das horas de Extensão são de responsabilidade do coordenador da ação de Extensão a partir de maio de 2019 e são feitos diretamente via SIGA.

6- O lançamento das horas (realizado pelo coordenador de ação) deve ser feito quando o aluno finalizar o trabalho na ação de Extensão via Siga; O aluno deve estar como aluno extensionista da ação para creditar horas. Se estiver só como membro da ação não é possível creditar.  Se o professor lançou as horas antes do aluno sair do projeto, o professor pode corrigir isso tornando o aluno não apto pelo SIGA. Essa ação fará com que o aluno volte automaticamente para lista de aluno extensionistas e suas horas corretas poderão ser lançadas futuramente quando o aluno se desligar do projeto.

7- A certificação de projetos, eventos e cursos de maneira é feita pela PR5 mediante relatório da atividade feito pelo coordenador de ação;

8- Nós (extensão) emitimos certificados apenas de eventos desde que tenhamos acesso a lista de participantes e sempre em parceria com os coordenadores da ação;

9- Os alunos podem contabilizar no máximo de 360 horas por ação via SIGA porque é o que o sistema aceita; Para que seja possível lançar a carga horária máxima (360 horas) é necessário que o/a estudante tenha tido seu requerimento aceito no SIGA mais de 180 dias atrás. Caso o tempo seja inferior ou igual a 180 dias, a carga horária máxima que o SIGA permitirá é de 180 horas. Portanto, é imprescindível que os estudantes entrem nas ações mediante o aceite de seus requerimentos, para que não sejam prejudicados adiante.

10- O lançamento da carga horária pode ser feita a qualquer momento no SIGA. Contudo, para alunos formandos é necessário que essa carga horária seja lançada antes do fim do semestre letivo e do fechamento do sistema, uma vez que essa carga horária só é refletida no histórico como concluída se todas as horas estiverem fechadas até o fim do semestre letivo. Para o semestre 2021.1, a data limite para lançamentos de carga horária de extensão dos estudantes formandos é  14 de outubro de 2021.SS

O SEU FUTURO COMEÇA AQUI

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade