NOVAS OBRAS NO NUPEM/UFRJ SERÃO DESTINADAS À PESQUISA E AO BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO DO ENTORNO

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente NOVAS OBRAS NO NUPEM/UFRJ SERÃO DESTINADAS À PESQUISA E AO BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO DO ENTORNO

O corpo social do NUPEM e a comunidade do Barreto estiveram diretamente envolvidos na obtenção dos recursos financeiros para execução das obras. 

As quatro obras encontram-se em execução no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ e tem previsão de término em 2021. Em comum entre estes novos espaços, a trilha da Ciência, a cobertura da quadra poliesportiva, o BioMuseu e o Laboratório Avançado de Diagnóstico Molecular é o atendimento das necessidades socioambientais dos macaenses a partir da realização de atividades físicas nos dois primeiros espaços, de visitação e de aquisição de conhecimento científico no terceiro, e de pesquisas e diagnósticos de alta complexidade no último, diagnósticos estes somente disponíveis em capitais e em outros países. Assim, o NUPEM/UFRJ, a partir do esforço de seu corpo social, vem atendendo plenamente ao seu regimento em seu Art. 3° “Estender os benefícios do conhecimento científico à sociedade por meio de atividades acadêmicas, de divulgação científica e de prestação de serviços, criando condições para o desenvolvimento em bases sustentáveis e a formação da cidadania plena”. Abaixo uma descrição detalhada de cada uma destas adequações e seus resultados esperados para o final 2021 e 2022.

Trilha da Ciência

     A construção da Trilha da Ciência vem contribuir para a experiência de extensão e de divulgação científica desenvolvida pelo NUPEM/UFRJ. Uma visita à trilha pode também envolver um passeio por nossas instalações de forma didática e desfrutar de experiências educativas em ciências.

   Assim, com essa edificação, oferecemos oportunidades de aprendizados mediadas por imagens, objetos e o próprio espaço do NUPEM/UFRJ. Em tempos onde os movimentos anticiência contribuem para os agravamentos da pandemia, contar com um espaço de educação a céu aberto e lúdico, pode ser estratégico para a região.

    Além disso, a trilha da ciência pode oferecer vantagens para a graduação de estudantes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ. A integração do espaço com as disciplinas da grade curricular dos cursos, com os projetos de pesquisa em ensino de ciências e projetos de extensão universitária podem favorecer o entendimento de aspectos teóricos e práticos envolvidos na aprendizagem das ciências e na formação de professores.

   Olhando para o futuro, imaginamos fazer uso da trilha por meio da incorporação de amostras rochosas que demonstrem a antiguidade da Terra, fósseis diversos que trazem conceitos sobre a evolução da fauna e flora global, esqueletos em tamanho real de alguns animais que não mais habitam a superfície desse planeta, jardins sensoriais e mediações realizadas por professores em formação, que por sua vez terão a oportunidade de dar explicações, guiando a aprendizagem do público.

Trilha da Ciência vista do Espaço Scarano
Trilha seguindo à direita da quadra poliesportiva

Cobertura da quadra poliesportiva do NUPEM/UFRJ

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ iniciou os preparativos para a instalação da cobertura da Quadra de Esportes. Com apoio do Escritório de Planejamento do Campus Macaé EPMaC ETU, a cobertura vai proporcionar conforto para a prática de esportes e também para campanhas, em parceria com outros órgãos da Cidade de Macaé e Região. Orçada no valor de R$400.000,00 a quadra será em cobertura metálica e estará preparada para, posteriormente, receber estrutura de células fotovoltaicas e instalações de reuso de água em consonância com as premissas do NUPEM/UFRJ.

A quadra do nupem será executada pela empresa ORDEM engenharia, que foi contratada a partir de licitação pública. Primeiramente a empresa entregará os projetos – que já foram analisados e aprovados pela fiscalização. A previsão é de que em agosto se iniciem as obras físicas.

A cobertura da quadra poliesportiva localizada no NUPEM/UFRJ permitirá a continuidade da realização de atividades físicas pelos moradores do bairro Barreto e pelos estudantes e servidores do Instituto. Com recursos obtidos a partir de emenda Federal, o antigo sonho dos moradores do Barreto de possuírem uma quadra poliesportiva para práticas esportivas será realizado.

Projeto da quadra poliesportiva do NUPEM/UFRJ

Link do projeto: LINK 

         Laboratório Avançado de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Negligenciadas do NUPEM/UFRJ

   O Laboratório Avançado de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Negligenciadas do NUPEM/UFRJ terá como proposta a realização de pesquisas e diagnósticos moleculares e/ou sorológico de diversas enfermidades como a COVID-19 (e o monitoramento de variantes), além do sequenciamento de genomas do vírus SARS-CoV-2 e de outros agentes patogênicos.

    Além disso, realizará diagnóstico dos mais diferentes tipos de enfermidades, especialmente àquelas que apresentam relevância epidemiológica para a população em geral, como dengue, zika ou chikungunya. Este laboratório também se propõe ao desenvolvimento de testes de diagnósticos que atendam à demanda da população e, que, atualmente não são realizados, em rede pública ou mesmo privada, na região.

    Os recursos que permitiram a realização da obra física do laboratório foram obtidos por meio de licitação realizada junto à Prefeitura Municipal de Macaé. Parte dos equipamentos que serão alocados no laboratório também já foi adquirida, destacando-se aqueles de grande porte como o Extrator automatizado, o Robô de pipetagem, freezer -80°C, lavadora de placa e leitora de microplaca. O robô de pipetagem da Eppendorf doado pela empresa Constellation foi instalado no final de novembro de 2020 tendo sido utilizado desde então na pipetagem de PCRs para detecção dos vírus, bem como na pipetagem para identificação de novas variantes a partir de sequenciamento de genomas.

   A aquisição destes equipamentos se deu por meio de verbas obtidas de doações do fundo NUPEM/COPPETEC, doações de empresas da iniciativa privada, de edital de pesquisa junto à FAPERJ, comprados pela própria UFRJ e sindicato dos professores da UFRJ (ADUFRJ). O projeto também teve apoio do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho que realizou destinações específicas para compra de equipamentos e reagentes, de hospitais filantrópicos e privados (Irmandade São João Batista, UNIMED e Hospital São Lucas), dos médicos do Trabalho de Macaé e do grande número de doadores cuja lista completa encontra-se em http://transparencia.coppetec.ufrj.br/pesquisa-covid19-macae.php. Estes recursos foram obtidos durante a implantação do Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa da COVID-19, ao longo do ano de 2020.

     Pretende-se com a implantação do laboratório, termos mais um espaço multiusuário no NUPEM, que permitirá a realização do diagnóstico avançado de doenças para atender a população como um todo, propiciando também a vigilância epidemiológica e genômica dessas doenças. Com isso teremos um novo espaço para a realização de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e formação de recursos humanos tanto no nível de graduação como de pós-graduação no Instituto.

Recepção das amostras para diagnóstico da COVID-19 no laboratório
Bolsista trabalhando na realização do diagnóstico sorológico da COVID-19
Análise dos resultados dos testes para diagnóstico da COVID-19 por PCR em tempo real (RT-qPCR).
Bolsista da Equipe do LCC realizando a extração de RNA viral de forma automatizada.
Treinamento da Equipe do LCC na utilização do robô de pipetagem da Eppendorf doado pela empresa Constellation
Obras avançadas
Segundo piso do Laboratório Avançado de Diagnóstico Molecular

O Museu da Biodiversidade do Instituto NUPEM/UFRJ (BioMuseu):

    O Museu da Biodiversidade do Instituto NUPEM/UFRJ (BioMuseu) abrigará o Núcleo de Coleções Biológicas e um novo espaço expositivo de Educação Ambiental. A edificação terá uma área total de 244m², dois sanitários com acessibilidade servindo aos usuários e visitantes, e uma área de circulação que se conectará ao LIBMar e ao início da Trilha da Ciência. Não serão instalados equipamentos laboratoriais neste prédio, tendo em vista sua destinação exclusiva para a manutenção do acervo das Coleções Biológicas e a área destinada à exposição. O projeto arquitetônico e as cores da construção foram pensados para manter o padrão utilizado no instituto, de forma que o prédio fique esteticamente harmonioso, plenamente integrado com a arquitetura do NUPEM/UFRJ. Além disso, a entrada do BioMuseu será conectada ao estacionamento, facilitando o acesso de visitantes, composto na maioria por estudantes dos ensinos fundamental e médio que geralmente chegam de vans e ônibus. 

    Com a construção do BioMuseu, as Coleções Biológicas do NUPEM/UFRJ passarão a integrar de forma mais efetiva o roteiro de visitas das atividades de extensão. Com isso, ampliaremos nossa capacidade de divulgar a importância da biodiversidade e das coleções científicas no avanço do conhecimento e desenvolvimento do pensamento ambiental crítico. Em longo prazo, o BioMuseu também contribuirá com a formação de recursos humanos dos cursos de graduação e pós-graduação do NUPEM/UFRJ e do campus UFRJ/Macaé como um todo, contribuindo também para a valorização do patrimônio biológico incrível da região Norte Fluminense. A área destinada às coleções biológicas do BioMuseu permitirá expandir significativamente o espaço de Coleções existente no NUPEM/UFRJ. A construção do BioMuseu e a incorporação desse patrimônio predial ao NUPEM/UFRJ é uma contribuição significativa que insere-se na “Proposta de Implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021” do nosso Instituto.

    Os recursos disponíveis para a construção do BioMuseu são provenientes do FUNBIO, emergencialmente disponibilizados através de dois projetos apoiados por esta Fundação que são desenvolvidos no NUPEM/UFRJ: os “Projeto Multipesca” e “Projeto Costões Rochosos”, ambos financiados através do “Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira no Rio de Janeiro”.

Projeto do BioMuseu
Início das obras do novo Museu da Biodiversidade NUPEM/UFRJ
Museu da Biodiversidade NUPEM/UFRJ: um sonho sendo erguido
BioMuseu com obras já avançadas
Obra do BioMuseu avança