COMPLEXO DE FORMAÇÃO INICIA ATIVIDADES NA SERRA MACAENSE

Você está visualizando atualmente COMPLEXO DE FORMAÇÃO INICIA ATIVIDADES NA SERRA MACAENSE

No dia 01 de março de 2023, a equipe do Núcleo de Planejamento Pedagógico da Licenciatura (NPPL) em Ciências Biológicas do Nupem UFRJ fez uma visita ao Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no Frade, na serra de Macaé. A iniciativa faz parte das ações realizadas pelo Complexo de Formação de Professores (CFP), idealizado pela UFRJ e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, a Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica, por meio da Superintendência de Anos Finais e Ensino Médio e do Centro de Formação Professora Carolina Garcia. Já conta com a adesão de 12 escolas de sexto ao nono anos do município.

A equipe do NPPL é constituída por integrantes do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG), professores da UFRJ e da Educação Básica. O motivo da visita foi para que os membros do NPPL conhecessem a unidade escolar e seu corpo social.

No ano passado, realizamos uma série de reuniões com as escolas parceiras do Complexo de Formação para alinhar o trabalho que seria desenvolvido a partir de 2023. A maioria optou por reuniões on-line. Apesar de ser um formato mais prático, não permite conhecer de fato as escolas e os participantes. Por esse motivo, no início deste ano, organizamos visitas presenciais às escolas” afirmou o professor Teo Bueno, membro do NPPL.

Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar

Para Regina Célia Nascimento, coordenadora do CFCG, a visita ao colégio municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no contexto das ações do Complexo de Formação “é um marco para a formação continuada de nossos professores. Entendemos que toda atividade formativa precisa estar voltada para melhoria das práticas de nossas salas de aula, onde está o exercício da docência, principalmente no que diz respeito à permanência do discente na escola, cumprindo assim sua escolaridade na idade certa.”

O corpo docente do Colégio Municipal Ivete Santana de Aguiar se mostrou muito motivado em desenvolver as ações do complexo de formação no ano de 2023, inclusive definindo uma série de questões locais da região serrana, como temas geradores para se pensar as práticas curriculares do colégio, como por exemplo a arquitetura local do Frade e as mudanças históricas que a região vem passando nas últimas décadas. Nesse sentido, a visita e a possibilidade de conversar com os professores aqui na escola se mostrou muito produtiva e animadora. Saímos daqui com várias articulações encaminhadas e a perspectiva de avançarmos na construção de uma integração entre os planejamentos das diferentes disciplinas e áreas da escola”, completou o professor Teo Bueno.

A coordenadora pedagógica do CFCG, Inês Barreto, aponta que a iniciativa do Complexo de Formação de Professores é extremamente importantes para a região e especificamente para Macaé, uma vez que as ações do CFP visam estreitar os laços entre a Universidade e a rede de educação básica por meio da formação inicial e continuada de professores. Segundo Inês, “essa aproximação do exercício do futuro docente com a escola, em suas práticas cotidianas e nos desafios impostos pelos processos das crianças e dos adolescentes de acessarem e se apropriarem de conhecimentos social e historicamente construídos, mediados pela docência nos processo de escolarizar, só terá sucesso se feito no regime cooperado e no locus tanto da academia quanto da escola.”

Para os próximos meses, o CFP planeja dar continuidade às suas ações por meio das parcerias com as escolas e docentes da educação básica do município, atuando nos espaços de formação continuada das unidades escolares e desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão no contexto das escolas parceiras.

Texto: Prof. Dr. Teo Bueno