Você está visualizando atualmente COMPLEXO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL OLGA BENÁRIO PRESTES É INAUGURADO COM APOIO DO NUPEM, HOMENAGEANDO UM DE SEUS DOCENTES
Docentes, técnicos e alunos – vários bolsistas FAPERJ - das duas instituições demonstrando a integração proporcionada pelo Complexo Eco@gente

A inauguração do Complexo Eco@gente Professor Francisco de Assis Esteves, na Escola Olga Benário Prestes, foi marcada pelos sentimentos de emoção e agradecimento. O evento ocorreu no dia 07 de novembro e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Leandra Lopes; da diretora geral do Nupem, profª Cíntia Monteiro de Barros; do Diretor da Instituição, Prof. Márcio Fidélis; do homenageado, prof. Titular Francisco de Assis Esteves, diversos servidores das duas instituições, presidente da Associação de Moradores do Bairro São José do Barreto e vários moradores do bairro.

O Complexo Eco@gente é um espaço com excelentes possibilidades para desenvolver atividades voltadas ao despertar da consciência do desenvolvimento sustentável nos cidadãos macaenses. O complexo conta com captação de águas pluviais – com possibilidade de armazenamento de seis mil litros – e irrigação sustentável, já que se destina à horta, jardins da unidade escolar e limpeza. Além disso, conta com espaço alternativo para aulas, composteira, minhocário e sementeiras. Segundo o diretor da Escola Olga Benário, prof. Márcio Fidélis, “é um espaço progressista e sedutor, que se junta a outros já existentes, mas agora com foco na ecologia, na preservação ambiental, na coabitação de culturas. O carro-chefe do projeto a captação de água junta-se ao recolhimento de óleo de cozinha usado e às pilhas e baterias a serem devidamente descartadas. Para o futuro, já pensamos na energia solar para tornar a escola cada dia mais sustentável e mais focada nesta situação contemporânea e urgente.”

A atuação de professores da unidade municipal e do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem já dura mais de uma década e para um dos idealizadores da parceria, prof. Jorge Moraes, “a inserção da escola pública na comunidade, com seus conceitos, regras e o conhecimento, dá oportunidade para que os alunos busquem outros caminhos, que não os da criminalidade. Aqui, você tem a oportunidade de sonhar e de realizar seus sonhos. Os estudantes da Escola Olga Benário já estão em contato com várias áreas, como cultura, artes, ciências e poesia. Aqui e o Nupem são ambientes formadores e desenvolvedores da cognição.” Prof. Jorge Moraes pontuou que para a construção e manutenção do Complexo Eco@gente Prof. Francisco Esteves a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) teve e ainda tem papel fundamental, pois possibilitou a aquisição de bens materiais e a concessão de bolsas para os alunos e professores da Escola, que são os protagonistas das atividades que estão sendo desenvolvidas em suas instalações. O professor de matemática e ciências Gedmar Carvalho, destacou a continuidade do apoio da FAPERJ como sendo de grande relevância para a consolidação e expansão do Complexo Eco@gente.

Os professores Francisco Esteves e Cíntia Monteiro, ladeados pelos bolsistas FAPERJ Ana Julia Lopes (à esquerda), Iago Pinheiro e Bianca Oliveira.

A diretora do Nupem, profª Cíntia Monteiro de Barros destacou que “a presença de uma mulher, a profªDelaneOliveira, junto ao diretor Márcio Fidélis, destaca a importância desta parceria numa escola deslumbrante. Quero parabenizar os professores e professoras envolvidas, mas principalmente os alunos, porque uma escola, uma instituição ou um instituto, como o Nupem, não funcionam sozinhos. São todos os nossos alunos, o pessoal da limpeza, da segurança que nos faz ter uma estrutura de sucesso. É muito gratificante saber que aqui tem um pedacinho do Nupem. Somos nós, aqui, que fazemos este país e temos que lutar por ele para nós.”

A secretária municipal de educação, profª Leandra Lopes, destacou que “a UFRJ está aqui por você, prof. Francisco. Sempre que falarmos em Ensino Superior em Macaé, vamos citá-lo. Se temos hoje a UFRJ no nosso município, é graças ao seu empenho. Ao prof. Francisco Esteves seremos sempre gratas. A iniciativa da Escola Olga Benário Prestes em criar o Complexo Eco@gente Professor Francisco de Assis Esteves é um excelente modelo de ação visando a sustentabilidade do município, que certamente será transformada, ainda em sua gestão, em política pública e será estendida para todas a escolas do município.

O homenageado do dia, prof. Francisco Esteves, afirmou que “é um privilégio viver este momento. A Educação é movida por paixão. Eu só tenho muito a agradecer a esta casa, que é uma fábrica de sonhos e de produção de conhecimento, chamada Olga Benário Prestes; que se juntou à outra, aqui ao lado, que é o Nupem, que é uma família que nos permite ousar. Aqui se tem uma formação diferenciada, com o olhar voltado ao meio ambiente e seus problemas e é um modelo a ser seguido. Em outros tempos, poderíamos estar comemorando a produção de açúcar, na antiga Fazenda São José do Barreto, no século XIX. Hoje aqui se produz conhecimento”.