Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ recebe visita de pesquisador ilustre

Você está visualizando atualmente Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ recebe visita de pesquisador ilustre

Entre 10 e 16 de novembro, a Coleção de Peixes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NPM recebeu a visita de Alfredo Carvalho Filho, um dos pesquisadores mais proeminentes no reconhecimento da biodiversidade de peixes marinhos do Brasil. Durante sua estadia na Instituição, foram seguidos todos os protocolos de saneamento e distanciamento social previstos no contexto atual da pandemia, em sintonia com o retorno das atividades presenciais na UFRJ.

Com uma extensa produção científica, incluindo alguns dos principais livros sobre peixes marinhos brasileiros, Alfredo Carvalho Filho utilizou as instalações do Laboratório Integrado de Zoologia do NUPEM/UFRJ para analisar exemplares raros de peixes marinhos que compõem o acervo da NPM.

Pessoas preparando comida

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Alfredo Carvalho Filho (centro) analisando peixe raro de águas profundas com os Drs. Michael Mincarone (esquerda) e Allan Pozzobon (direita) no Laboratório Integrado de Zoologia do NUPEM/UFRJ.

Alfredo tem desenvolvido projetos em parceria com diversos pesquisadores do NUPEM/UFRJ voltados ao reconhecimento e conservação dos peixes marinhos do Brasil. De acordo com ele, “a Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ é formidável, abrigando um dos maiores acervos de peixes de profundidade do Atlântico Sul ocidental em todo o mundo. Mais ainda, continua em expressivo crescimento, com novas instalações sendo concluídas de forma a aumentar ainda mais o espaço físico destinado a esse imprescindível material de referência. Tudo muito bem organizado, disposto, catalogado, rotulado e bem cuidado, mostrando dedicação e cuidado com a curadoria como poucas vezes tive oportunidade de ver, seja no Brasil, seja no exterior. Importante também é a disponibilidade de equipamentos de última geração para professores e alunos, além de pesquisadores visitantes, que permitem a observação detalhada de características merísticas e morfológicas dos exemplares, desde lupas e aparelho de raio-x digital, à investigação molecular. Como cereja do bolo, o time de pesquisadores do NUPEM/UFRJ é de classe mundial e a recepção que me proporcionou ao longo de sete dias foi maravilhosa, tendo permitido que eu examinasse 105 lotes e mais de 200 espécimes com absoluto conforto e segurança, resolvendo várias questões taxonômicas!”.

Também durante sua estadia, foi feito o lançamento do livro “Peixes teleósteos da costa Norte do Brasil”, do qual Alfredo Carvalho Filho é um dos autores. A “live” do lançamento do livro está disponível e pode ser assistida aqui.

Segundo o Prof. Fabio Di Dario, um dos curadores da Coleção de Peixes, “além de ser um prazer imenso receber o Alfredo na nossa instituição, seu interesse pelo nosso acervo e sua visita ressaltam o papel de destaque que a Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ está adquirindo no cenário nacional e internacional, tornando-se cada vez mais um polo atrativo de pesquisadores interessados no reconhecimento de nossa vasta, mas ainda pouco conhecida, biodiversidade marinha”.

Para o Prof. Michael Maia Mincarone, também curador da Coleção de Peixes, “a visita de Alfredo é bastante significativa e marca um momento de retomada das atividades de pesquisa pelos visitantes interessados em examinar espécimes de nossa coleção”.

Homem na cozinha

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Alfredo Carvalho Filho durante a ‘live” do lançamento do livro “Peixes teleósteos da costa Norte do Brasil”, do qual é um dos autores, no Laboratório Integrado de Zoologia do NUPEM/UFRJ.

Além de contar com as instalações e equipamentos à disposição no Laboratório Integrado de Zoologia do NUPEM/UFRJ, Alfredo teve o apoio técnico do Doutor Allan Pierre Bonetti Pozzobon, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) que atualmente está vinculado à Coleção de Peixes como Bolsista CNPq do projeto “PROTAX – Biodiversidade de peixes criptobentônicos e do oceano profundo do Brasil: a consolidação de um Centro de Pesquisa em sistemática de táxons negligenciados de peixes marinhos”.

Por último, a visita do Alfredo foi coroada com a doação à Coleção de dois parátipos de uma espécie de peixe muito pouco conhecida e possivelmente ameaçada de extinção, que ainda está em processo de descrição.

A Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ é uma das principais Coleções Científicas voltadas para o estudo dos peixes marinhos do Brasil. O acervo atualmente possui cerca de 7.000 lotes, contendo milhares de exemplares de peixes, principalmente da Bacia de Campos, mas também de outras partes do Brasil e do mundo. As pesquisas desenvolvidas na Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ são apoiadas por diversos projetos, entre eles o Projeto MULTIPESCA (FUNBIO, Processo 104/2016) “Pesquisa Marinha e Pesqueira”, o Projeto PROTAX/CNPq (443302/2020), e o Projeto FAPERJ (FAPERJ E-26/210.290/2021) “Museu da Biodiversidade do Norte Fluminense: construindo e difundindo ciência no interior do estado do Rio de Janeiro”. Mais informações sobre a Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ podem ser encontradas aqui.