Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ recebe visita de Doutoranda da UFES

Você está visualizando atualmente Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ recebe visita de Doutoranda da UFES

Entre os dias 8 e 10 de março de 2022, a Coleção de Peixes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/UFRJ (NPM) recebeu a visita da Doutoranda Cristielli Sorandra Rotta, do Programa de Oceanografia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Em seu Doutorado, orientado pelo Prof. Jean Christophe Joyeux, Cris está estudando o impacto da acidificação dos oceanos no desenvolvimento do cavalo marinho Hippocampus reidi, uma espécie ameaçada de extinção no Brasil. Para isso, ela aplicou um protocolo onde cavalos marinhos foram criados em laboratório desde o nascimento e expostos nos seus primeiros meses de vida a diferentes valores de pH.

Uma das formas que Cris encontrou de buscar por possíveis variações no esqueleto destes animais foi a utilização de radiografias digitais. Durante sua estadia no NUPEM/UFRJ, cerca de 200 exemplares de cavalos marinhos, de diferentes tamanhos, foram radiografados com a utilização do equipamento de Radiografia Digital Faxitron LX-60, um dos poucos disponíveis em Coleções Científicas do Brasil.

Uma imagem contendo pessoa, no interior, cozinha, homem

Descrição gerada automaticamente
Cris Sorandra e Fabio Di Dario, Prof. do NUPEM/UFRJ e um dos Curadores da Coleção de Peixes que auxiliou na preparação das radiografias.

De acordo com Cris, “essa foi uma oportunidade única para complementar os estudos de minha Tese. As radiografias podem propiciar informações importantes para alcançar os objetivos do meu projeto, já que cavalos-marinhos possuem grande percentual corpóreo ossificado. Além disso, conhecer a Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ foi uma experiência ímpar! A ocasião também foi uma ótima oportunidade para estreitar ainda mais as parcerias entre a Universidade Federal do Espírito Santo e o NUPEM/UFRJ”.

Desenho de um peixe

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Dois exemplares de cavalos marinhos radiografados em equipamento disponível no Instituto NUPEM/UFRJ

A Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ é uma das principais Coleções Científicas voltadas para o estudo dos peixes marinhos do Brasil. O acervo atualmente possui cerca de 7.000 lotes, contendo milhares de exemplares de peixes, principalmente da Bacia de Campos, mas também de outras partes do Brasil e do mundo. As pesquisas desenvolvidas na Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ são apoiadas por diversos projetos, entre eles o Projeto PROTAX/CNPq (443302/2020) “Biodiversidade de peixes criptobentônicos e do oceano profundo do Brasil: a consolidação de um Centro de Pesquisa em sistemática de táxons negligenciados de peixes marinhos”, Projeto MULTIPESCA (FUNBIO, Processo 104/2016) “Pesquisa Marinha e Pesqueira”, e o Projeto FAPERJ (FAPERJ E-26/210.290/2021) “Museu da Biodiversidade do Norte Fluminense: construindo e difundindo ciência no interior do estado do Rio de Janeiro”. Mais informações sobre a Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ podem ser encontradas aqui.