Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageia o diretor do NUPEM/UFRJ Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca pela liderança frente à pandemia da COVID-19 em Macaé e região.

Você está visualizando atualmente Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageia o diretor do NUPEM/UFRJ Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca pela liderança frente à pandemia da COVID-19 em Macaé e região.

A moção de aplausos e congratulações foi entregue ao diretor do NUPEM/UFRJ, Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca pelo Deputado Estadual André Correa, no dia 07/06/22, por “liderar os trabalhos do NUPEM/UFRJ no diagnóstico, monitoramento e pesquisas durante a pandemia da COVID-19 em Macaé e região”. A emoção contagiou a todos durante a homenagem.

A Magnífica Reitora da UFRJ, Profa. Dra. Denise Pires de Carvalho destacou: “Parabéns Prof. Rodrigo Nunes e toda a equipe do NUPEM: técnicos, docentes e estudantes voluntários que atuaram no sentido de atender não só a população de Macaé mas também dos municípios vizinhos. Parabéns a Alerj por ter concedido ao Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca essa homenagem merecidíssima hoje. O NUPEM/UFRJ traz muito orgulho à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vamos continuar juntos atendendo as demandas da sociedade. Rodrigo é uma das lideranças jovens da nossa Universidade que muito nos orgulha.”

O diretor em exercício do NUPEM, Prof. Dr. Francisco Esteves agradeceu a todos que tiveram a iniciativa de homenagear o Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, em especial o ex-vereador e amigo Maxwell Vaz e sobretudo o Deputado André Correa que liderou todo o movimento que resultou na aprovação da moção na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. (…) O Rodrigo é um brasileiro singular. Um brasileiro de origem muito humilde que sempre estudou em escola pública, no colégio Pedro II, uma instituição centenária. Eu tenho certeza que hoje o Brasil está homenageando um cientista que fez algo muito singular para a sociedade de Macaé num dos momentos mais críticos que a sociedade brasileira atravessou, que foi a pandemia de COVID-19. O nosso Instituto tem enorme honra de ter o Rodrigo nessa casa. Algumas palavras que representam o Rodrigo: Ética, cultura, intuição, e sobretudo, como cientista, o senso forte da criação de uma ponte entre a sociedade e a academia com o objetivo, sobretudo, de construir uma estrada que leve a construção de uma sociedade com mais equidade social, econômica e com preservação do meio ambiente.

A diretora eleita do NUPEM/UFRJ, Profa. Dra. Cintia Monteiro de Barros enfatizou que: “Nós sempre lutamos para trazer benefícios para sociedade e foi durante a pandemia da COVID-19 que a força do conhecimento da Universidade se destacou perante a sociedade. O prof. Rodrigo Nunes da Fonseca com a sua liderança conseguiu implementar todo diagnóstico molecular para COVID-19 num momento em que nem os laboratórios privados e nem hospitais tinham esse conhecimento. Rodrigo foi capaz de juntar grupos de pessoas de inúmeras áreas como ecologia, neurologia e diversas outras e uniu o grupo. Rodrigo criou condições para que nós pudéssemos desenvolver um excelente trabalho. O trabalho só foi possível frente à liderança do prof. Rodrigo Nunes. Meus parabéns ao Rodrigo que deixou um grande legado relacionado à COVID-19. O NUPEM/UFRJ continua trabalhando com pesquisas relacionadas à COVID-19: a eficácia da vacinação na população macaense, a análise de variantes da COVID-19, e a identificação dos casos de pós-covid junto ao município.”

A representante dos alunos de graduação, Ghiovana Maria Ricchini Freire destacou a importância da pesquisa científica para o interior do estado do Rio de Janeiro e agradeceu o Prof. Rodrigo Nunes por sempre apoiar os alunos e o centro acadêmico.

A representante dos alunos de pós-graduação, Dra. Daniele das Graças dos Santos agradeceu dizendo: “Como membro do projeto de testagem de COVID-19 do NUPEM/UFRJ, eu como pesquisadora pude fazer pesquisa aplicada e isso foi importantíssimo. Devolver para sociedade o investimento que ela faz na nossa formação. Sou grata por ter participado e todos os alunos da pós-graduação te homenageiam Prof. Rodrigo.”

O tecnólogo Bruno da Costa Rodrigues representando os servidores técnico-administrativos também manifestou sua homenagem e gratidão: “Ele realmente foi um grande líder. Ele se importava com todos da equipe. Ficávamos até 11 horas da noite e o Rodrigo estava do nosso lado. O Rodrigo conquista a admiração e o respeito de todos nós, sempre trabalhando junto com a equipe em todos os momentos. Parabéns por essa pessoa que você é e pela liderança do nosso Instituto.”

O ex-vereador de Macaé, Maxwell Vaz declarou que: “Homenagear o Rodrigo é homenagear toda essa luta que começou lá atrás, desde a construção do NUPEM com o Prof. Francisco Esteves. Macaé foi uma das melhores cidades no enfrentamento ao COVID-19 do Brasil todo. Isso graças ao trabalho gigantesco e dedicado do NUPEM/UFRJ sob a liderança do Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca. Temos muito orgulho como macaenses pelo NUPEM ter contribuído num momento tão difícil como a pandemia. Foi a Ciência e a Pesquisa que nos protegeu. Meus sinceros agradecimentos ao Rodrigo e equipe pelo trabalho e pela equipe. Quero agradecer também o deputado André Correa,pois são poucos os deputados que num momento como esse tem um olhar para a ciência”.

O Deputado Estadual André Correa em sua fala emocionada ressaltou que: “É claro aqui no NUPEM o sentimento genuíno e sincero de admiração pelo prof. Rodrigo Nunes da Fonseca. Por causa do trabalho liderado pelo Prof. Rodrigo, Macaé teve uma letalidade 5 vezes menor do que a capital do Rio de Janeiro. Essa homenagem valoriza a Ciência no município de Macaé, e no interior do Estado do Rio de Janeiro. Deixo também registrada a minha homenagem e reconhecimento ao Prof. Francisco Esteves que criou o NUPEM/UFRJ. Parabéns ao prof. Rodrigo que teve a capacidade de liderar não só a integração interna como a externa: com parcerias com outros órgãos públicos e a sociedade privada. Parabéns pela brilhante carreira científica que você construiu. Parabéns por saber dividir isso com a sua equipe. O NUPEM fez história”.

O homenageado da noite, Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca concluiu dizendo que: “Gostaria de relembrar alguns momentos muito importantes nesse processo. Durante a pandemia, vários de nós saíamos de casa cedo, alguns com filho pequeno em casa. Passavam na barreira sanitária em Rio das Ostras para chegar aqui no NUPEM e se vestir com aquela roupa de proteção e fazer diagnóstico de um vírus que, naquele momento, era algo extremamente desconhecido. Isso transformou a vida de todos que participaram desse projeto. Tivemos muito apoio da UFRJ sede, da Reitora e de professores como Amilcar Tanuri e Rodrigo Brindeiro. Eu estou sendo homenageado, mas represento um número grande de pessoas: Todo o nosso corpo social atuou nesta pandemia: terceirizados, técnicos, alunos e docentes.

Saúde, Meio Ambiente e Educação estão integrados. A gente acabou de ver isso na pandemia. E ao trabalhar de forma integrada nós trazemos grandes benefícios para sociedade. E esse é o objetivo do NUPEM: gerar conhecimento que chega na sociedade de forma rápida. A gente conseguiu ter sucesso nessa integração do conhecimento científico com a sociedade.

Não poderia finalizar sem antes agradecer ao Ministério Público Federal, à Unimed, a todos os hospitais públicos e privados, à Prefeitura de Macaé, aos Médicos do Trabalho, e a todos que nos deram apoio para que tivéssemos sucesso”.

E com muita emoção a noite de homenagem foi encerrada.