Em um momento repleto de muita emoção, o Corpo Social do NUPEM/UFRJ comemorou, às 14 horas do dia 04 de abril de 2022 o retorno das atividades acadêmicas presenciais em seu auditório. O local que é tradicionalmente palco de centenas de defesas de trabalhos científicos, de palestras, aulas de ilustres pesquisadores do Brasil e do exterior, além de inúmeras ações de interação com a comunidade Macaense, esteve com atividades restritas nos dois últimos anos. Durante a paralisação dos eventos presenciais devido à pandemia da Covid-19, o auditório ainda foi acometido por danos estruturais durante fortes chuvas no ano de 2021 que impossibilitaram o seu uso. Contando com uma dedicação irrestrita dos servidores, da equipe de terceirizados do NUPEM/UFRJ e auxílio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), através dos Editais de Apoio a Eventos Científicos, Tecnológico e de Inovação no Rio de Janeiro (E-26/210.571/2021) concedido à atual Direção Adjunta de Pesquisa do NUPEM/UFRJ e Apoio aos Programas de Pós-graduação stricto sensu do Estado do Rio de Janeiro, concedidos ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (E-26/210.014/2021) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (E-26/211.059/2021), o auditório foi reformado, inclusive com atualização de medidas de acessibilidade, o que possibilitou o recomeço em grande estilo.


As atividades se reiniciaram com a defesa de Tese de Doutorado da servidora do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé Cristiane Pires Teixeira Pacheco, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ. Sua pesquisa promoveu uma reflexão sobre a aproximação entre universidade e sociedade, onde a discente discutiu questões que permeiam o diálogo a partir do trabalho de extensão universitária, objetivando a formação continuada dos professores da educação básica.

Ainda no dia 05 de abril, Nikolas Zebendo Bussinger que é servidor do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e aluno do Programa Pós-Graduação Profissional em Ambiente Sociedade e Desenvolvimento, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada Ecoturismo na Região Serrana do Município de Macaé/RJ. O estudo objetivou divulgar as atividades turísticas sustentáveis da Região Serrana do município de Macaé. Como produto final da pesquisa foi criado o aplicativo para smartphones “Ecoturismo Serra Macaé”.

Na manhã de hoje, 11 de abril de 2022, ocorreu a tão esperada recepção presencial dos novos alunos do Curso de Ciências Biológicas do Campus Macaé, momento em que ocorreu a apresentação do corpo docente do NUPEM/UFRJ e da programação das atividades a serem realizadas. Ao longo do ano de 2022, vários eventos de pesquisa e extensão já estão programados para o auditório.
