Você está visualizando atualmente ANIVERSÁRIO DE CHEGADA DA UFRJ EM MACAÉ É COMEMORADO COM PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA UNIVERSIDADE NO MUNICÍPIO
Prefeito de Macaé, Welberth Resende, e Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Medronho

No dia 29 de agosto, o reitor Roberto Medronho se reuniu com o prefeito de Macaé, Welberth Resende, para comemoração pelos 40 anos da UFRJ no município e para definição das estratégias para a consolidação e ampliação do Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

O evento, na Reitoria da UFRJ, contou com a presença de diversos dirigentes do Campus e da Prefeitura de Macaé, entre eles: o decano do CCS, Prof. Luiz Eurico Nasciutti; a secretária municipal de Educação de Macaé, Profª Leandra Lopes Vieira; o decano do Centro Multidisciplinar, Prof. Irnak Barbosa; a vice decana do Centro Multidisciplinar Profª Samantha Monteiro Martins; a secretária municipal Adjunta de Ensino Superior, Profª  Flaviá Picon; a diretora do NUPEM/CCS, Profª Cíntia Monteiro de Barros; vice-diretor do NUPEM/CCS, Prof. Fabio Di Dario e o professor Titular NUPEM/CCS, Francisco de Assis Esteves; pró-reitores e diretores dos institutos do Centro Multidisciplinar.

A reunião tratou, entre outros temas, da abertura de novos cursos no Campus UFRJ- Macaé, ratificando iniciativas do Conselho Deliberativo do NUPEM/CCS, que aprovou recentemente o projeto pedagógico do curso de Biomedicina e a inauguração do pré-vestibular comunitário para a comunidade de Macaé e região.

A diretora do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/CCS, Profª Cíntia Monteiro de Barros, pontuou que “iniciamos o processo de criação do curso de Oceanografia, uma demanda dos estudantes da rede municipal e da prefeitura de Macaé”. Outro ponto importante destacado pela diretora é o fato que estão sendo realizadas reuniões com o corpo técnico da prefeitura para a ampliação da rede elétrica, salas de aula e laboratórios do NUPEM/CCS.

Além disso, ficou a cargo do prof. Francisco Esteves uma apresentação sobre a trajetória político-histórica da UFRJ em Macaé. “As dificuldades foram inúmeras, mas com o apoio dos prefeitos à época da instalação – Sylvio Lopes e Riverton Mussi – todas foram ultrapassadas e hoje temos um Campus consolidado e atuante junto à população de Macaé”, recordou o professor Francisco.

Presentes ao encontro entre o Reitor da UFRJ e o Prefeito de Macaé. Destaque para a Diretora do Nupem, profª Cíntia Monteiro (à esquerda) e o professor titular Francisco Esteves, sentado à direita

Para a profª Cíntia Monteiro, o texto da placa “nos mostra que estas pesquisas iniciais, coordenadas pelo Prof. Francisco Esteves, aliadas ao ensino e à extensão, foram a base sólida para a instalação do Nupem e, a partir dele, de todo o Campus Macaé, batizado em homenagem ao Reitor Aloisio Teixeira (2003-2011), um dos grandes incentivadores da interiorização do ensino superior gratuito e de qualidade”.

O Prof. Roberto Medronho destacou que este encontro já pode ser considerado  histórico, pois foram discutidos e acordados novos modelos de integração entre a UFRJ-Macaé e a prefeitura, trazendo grande avanço para o crescimento da UFRJ no Norte Fluminense e para a sociedade macaense.

Íntegra do texto impresso da placa de homenagem:

Em comemoração ao 40º aniversário da instalação das barracas de acampamento – 7 de janeiro de 1983, que serviram de laboratório para realização de pesquisas pioneiras sobre as lagoas costeiras de Macaé, o reitor da UFRJ, Professor Roberto de Andrade Medronho, através do prefeito Welberth Porto de Resende, agradece aos cidadãos macaenses pelo apoio permanente à essa exitosa parceria, que tanto tem contribuído para a construção de uma sociedade com equidade socioeconômica, aliada à preservação ambiental.