Alunos do Instituto NUPEM/UFRJ publicam importante livro sobre Conservação de Tartarugas Marinhas na Editora do Museu Nacional/UFRJ.

  • Autor do post:
Você está visualizando atualmente Alunos do Instituto NUPEM/UFRJ publicam importante livro sobre Conservação de Tartarugas Marinhas na Editora do Museu Nacional/UFRJ.

O projeto Iurukuá realizará nesta sexta feira (12 de novembro) às 15 horas o lançamento do livro “Conduta Consciente: Boas práticas para conservação de Tartarugas Marinhas” publicado pela Editora do Museu Nacional da UFRJ. A Live de lançamento poderá ser acompanhada pelo canal do Youtube do projeto ( https://www.youtube.com/c/ProjetoIuruku%C3%A1 ). O livro foi desenvolvido por membros do Projeto, incluindo as instituições UFRJ/NUPEM, UNIRIO e PUC-RJ.

Este livro foi dividido em 04 capítulos, sendo as autoras Amanda da Silva Santos Nascimento (UNIRIO), Ana Paula de Assis Gomes (PUC-RJ), Giovanna Silva Gomes da Costa, Thainá dos Santos S. Araujo e Yasmim Alvarenga de Abreu (NUPEM/UFRJ). O livro foi idealizado pelo biólogo Caio Henrique G. Cutrim, um dos coordenadores do Projeto Iurukuá e ex-aluno do NUPEM/UFRJ. Segundo Caio Henrique: “o livro descreve as principais ameaças as tartarugas marinhas e sugere ações que possam contribuir para amenizar os impactos antrópicos, incluindo boas condutas nas tomadas de decisão ao encontrar esses animais ou seus ninhos.” O autor enfatiza ainda que “os encalhes tem sido recorrentes na costa brasileira, sendo apontadas como as principais causas, a poluição, a ingestão de resíduos sólidos, principalmente plásticos, doenças, colisão com embarcações e materiais de pesca. Além disso, a crescente urbanização e o avanço industrial em áreas de ocorrência de tartarugas marinhas aumentam as fontes de poluição e de ameaças às espécies.” Dessa forma, este guia de manuseio visa ampliar a divulgação de informações que relacionem as diferentes modalidades de pesca com o encalhe ou morte das tartarugas marinhas. Destina-se ao público em geral, principalmente pescadores, já que descreve os tipos de manuseios que podem ser feitos caso ocorra a captura acidental durante as atividades pesqueiras. O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ parabeniza essa importante ação desenvolvida pelo projeto de Extensão Iurukuá, o qual tem sido motivo de muito orgulho pela grande contribuição nas questões atreladas a educação oceânica e conservação de tartarugas marinhas.

O livro está disponível para download gratuito no Repositório do Museu Nacional (https://pantheon.ufrj.br/) e através da página do Projeto Iurukuá: ( https://www.flowcode.com/page/projetoiurukua )