Você está visualizando atualmente Alunos do curso de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ publicaram um importante trabalho em uma conceituada revista internacional, Tropical Conservation Science.

Os estudantes/pesquisadores do curso de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ, Raísa da Silva Costa Rêgo e Caio Henrique G. Cutrim publicaram um importante trabalho sobre conservação de tartarugas marinhas. O artigo: “Etnozoologia intermediando o conhecimento sobre tartarugas marinhas e estratégias de educação ambiental na costa centro-norte do Rio de Janeiro, Brasil” foi publicado em uma conceituada revista internacional, Tropical Conservation Science. Segundo Caio Cutrim: “compreender a relação entre o ser humano e a natureza é essencial para gerar estratégias eficazes de uso sustentável dos recursos naturais”.

Neste estudo, pesquisadores do NUPEM em parceria com a Dra. Juliana Loureiro Campos da Universidade Federal de Pernambuco, analisaram a percepção ambiental e o conhecimento sobre a biologia de tartarugas marinhas com visitantes de praias dos municípios de Macaé e Rio das Ostras, no litoral centro-norte do estado do Rio de Janeiro.

Em relação à percepção ambiental, foi observado que os residentes percebem o lixo com maior frequência do que os turistas, assim como as mulheres e os mais jovens. O nível de preservação da praia visitada e a percepção sobre iniciativas para reduzir a poluição das praias não diferiram significativamente entre turistas, residentes e pessoas que estudam / trabalham nas áreas amostradas. A percepção das iniciativas necessárias para aumentar a preservação das praias, por outro lado, foi maior para as pessoas com maior escolaridade.

Os resultados apontaram para a necessidade de ampliar a educação oceânica, que pode ser desenvolvida por meio de estratégias de conscientização ambiental voltadas para a conservação dos ecossistemas marinhos. O estudo foi vinculado às ações do Projeto de Extensão do NUPEM, Iurukuá, que reúne 92 membros de 54 instituições brasileiras e desenvolve diversas ações de sensibilização ambiental usando tartarugas marinhas como modelo.

O NUPEM/UFRJ se orgulha do protagonismo dos seus estudantes e da importância da divulgação e publicação dos seus trabalhos e ações, os quais demonstram o comprometimento da nossa instituição com a conservação e preservação do patrimônio natural do Brasil. Segue link para baixar o pdf do trabalho completo: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/19400829211023265

Figura 1. Título do trabalho publicado e autores. Na esquerda, foto dos estudantes/pesquisadores do NUPEM, Caio Henrique Cutrim e Raísa Costa, no centro, um fluxograma com as principais informações do trabalho. Abaixo, à esquerda, mapa apontando as praias amostradas e, a direita, exemplos dos materiais usados em oficinas de sensibilização ambiental.