Você está visualizando atualmente Ação de extensão e sensibilização ambiental “O oceano começa aqui” é iniciada em Macaé

Em 2021 o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) realizou a 6ª edição do evento “Dia Mundial dos Oceanos: o mar invadiu o NUPEM” (DMO). Uma novidade nesse ano foi a ação “O oceano começa aqui”.
A ação foi realizada por professores e alunos do NUPEM, no dia 28 de junho de 2021, na orla da Praia Campista, e teve apoio da Prefeitura de Macaé. Animais marinhos foram pintados sobre os bueiros da orla Campista com um lembrete: “O oceano começa aqui”. Essa é uma campanha que vem sendo realizada mundialmente como forma de alertar as pessoas sobre a poluição e seus impactos na vida marinha, que afetam também a nossa vida.
Além de espalhar arte e cor pela cidade, essa é uma importante ação de sensibilização ambiental. A arte nos bueiros e frase “O oceano começa aqui” buscam despertar uma reflexão na população, enfatizando que tudo que jogamos nas calçadas, sarjetas, ruas e bueiros vão para o oceano, e com isso contaminamos a vida marinha, ecossistemas e importantes recursos pesqueiros.
O objetivo é expandir essa ação para outros bairros de Macaé, preferencialmente nas proximidades das escolas, para incentivar a participação da comunidade escolar nessas ações.
O tema poluição marinha tornou-se foco de preocupação global e esforços para minimizar esse impacto fazem parte da meta 14, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da conservação e sustentabilidade dos oceanos (ODS- Brasil – 2021). Além disso, a ONU decretou o período de 2021 a 2030 como a Década dos Oceanos que visa conscientizar a população global sobre a importância dos mares e mobilizar a sociedade civil, os atores públicos e privados em ações que favoreçam a conservação dessas águas (UNESCO, 2019).
A ação das pinturas nos bueiros chamou a atenção de vários pedestres e comerciantes locais que destacaram a importância dessa atividade que sensibilização.
Além dos organizadores do DMO (Bruna Pagliani, Luciano Fischer e Patricia Mancini), alunos do NUPEM (Arthur Bouckhorny, Carolyne Faria e Julia Martins) e CEDERJ/UENF (Thayná Toledo), juntamente com integrantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé – SEMA (Evelyn Raposo, Gabriela Certório e Rodolfo Coimbra) e Secretaria de Infraestrutura (Santiago Borges) ajudaram na execução desse projeto.
Essa iniciativa do NUPEM/UFRJ e da prefeitura de Macaé reforça a importância de ações conjuntas em prol da conservação do ambiente marinho e do bem estar da sociedade.
Agradecemos o apoio do prefeito de Macaé, Welberth Rezende e a todos que ajudaram a execução da atividade. Agradecemos também aos grandes atores sociais que desenvolvem ações em prol da conservação dos oceanos, em especial ao Huber (@huberartemarinha), cujas ilustrações serviram de inspiração e foram reproduzidas em alguns bueiros.

Links relacionados a matéria:

Texto elaborado por: Patricia L. Mancini (Pós-Doutoranda PNPD e professora credenciada do PPG-CiAC), Bruna P. Simonato (Técnica NUPEM/UFRJ) e Luciano G. Fischer (Professor Adjunto NUPEM/UFRJ).

Equipe de professores, alunos e servidores da prefeitura de Macaé que participaram da atividade de extensão do NUPEM/UFRJ.
Professor Luciano Fischer e Julia Martins elaborando a arte no bueiro na praia Campista em Macaé.
Bruna Simonato, Carolyne Faria e Arthur Bouckhorny colorindo o desenho de uma raia-manta na praia Campista em Macaé.
Esboço e pintura finalizada da cabeça de uma tartaruga-marinha na praia Campista em Macaé.
Desenho de raia-manta finalizado em bueiro na praia Campista em Macaé.
Resultado final da pintura de um dos bueiros na praia Campista em Macaé.