Abertura do Ciclo de Palestras do NUPEM/UFRJ 2022 contou com a Magnífica Reitora Denise Pires de Carvalho

  • Autor do post:
No momento, você está visualizando Abertura do Ciclo de Palestras do NUPEM/UFRJ 2022 contou com a Magnífica Reitora Denise Pires de Carvalho

No dia 14 de março aconteceu a palestra de abertura do Ciclo de Palestras do NUPEM, versão 2022, onde tivemos como convidada a ilustre Magnífica Reitora Denise Pires de Carvalho, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e primeira mulher a chegar ao posto de Reitora da UFRJ. Na palestra intitulada “A importância da Universidade Pública para resolução dos problemas que afligem a sociedade: a terceira missão”, apresentada no canal do YouTube do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), a Magnífica Reitora Professora Doutora Denise Pires de Carvalho, começou a palestra falando sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em 1996, em que a Universidade deve atuar no Ensino, Pesquisa e Extensão de forma indissociável, fez observações sobre a importância da Universidade pública brasileira para a formação de profissionais altamente qualificados e de recursos humanos para a pesquisa e alertou sobre a importância de se evitar a emigração desses profissionais para outros países, sendo importante termos estratégias para manter essas pessoas em nosso país.

A palestrante apresentou importantes informações sobre o perfil das pós graduações no Brasil e formação de recursos humanos, ilustrando que formamos muito menos mestres e doutores do que o país necessita, assim como, informou como o aumento do fomento de bolsas para pesquisa e a expansão das Universidades públicas, na época do REUNI, que é o Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, levou a um aumento no número de matrículas em cursos de pós graduação, que são na sua grande maioria ofertadas por instituições de ensino públicas.

A professora ressalta sobre como o investimento em Ciência e Tecnologia é importante, mostrando dados de países, tais como, Israel, Coréia, China, Taiwan, Alemanha e os Estados Unidos da América neste quesito. Mostrou o decréscimo do orçamento público em Ciência e Tecnologia (C&T), que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos e compara com os orçamento de países que investem em C&T.

Apresentou os dados numéricos sobre a Educação Brasileira, mostrando que o nível de escolaridade no Brasil nos últimos anos, somente 16,5% das pessoas possuem o ensino superior completo, que o Brasil apresenta menos doutores e mestres do que realmente deveríamos ter, com cerca de 0,2% de doutores e 0,8% de mestres, ressaltou que a maior parte das pessoas estão no estrato de ensino fundamental incompleto, com 33.1%. Portanto, os investimentos são fundamentais para que a educação brasileira melhore e mude esse perfil. Apresentou o histórico das mudanças globais das missões das universidades, com a apresentação da terceira missão, que é conhecida como sendo a Extensão, e que essa atividade deve estar engajada com as demandas da comunidade.

Apresentou as ações de enfrentamento para a COVID-19, atendendo às demandas da sociedade, que foram realizadas pelas Universidades públicas com 3.768 ações com envolvimento direto de 44,29 milhões de pessoas. Expôs o quadro com o número de estudantes da UFRJ (65.000 estudantes), 4.198 professores e 9.300 técnicos administrativos, esclareceu que, para que a UFRJ pudesse iniciar o ensino remoto, durante a pandemia, passou pelo processo de inclusão digital para que todos os estudantes pudessem ter acesso à internet durante a pandemia, com o fornecimento de chips, assim como, fornecimento de equipamentos, modem e auxílio emergencial, para que todos tivessem a mesma oportunidade de continuidade no ensino de maneira remota. Apresentou as ações do Grupo Técnico Multidisciplinar Coronavírus e mostrou as ações de Macaé, com o laboratório de campanha realizado no NUPEM. Finalizando a palestra com diferentes ações realizadas pela UFRJ e apresentando os projetos que estão sendo executados para o desenvolvimento de vacinas pela UFRJ, com tecnologias desenvolvidas também pela própria UFRJ.

Essa palestra faz parte das ações do projeto de extensão “Ciclo de palestras do NUPEM/UFRJ: instrumento de integração universidade-sociedade”, atualmente tendo como parte integrante da equipe discentes do curso de Ciências Biológicas e de Farmácia. E nesse sentido é impossível falar sobre a atividade extensionista sem falar sobre ensino e pesquisa, pois essa atividade consiste em estabelecer uma relação e comunicação entre a universidade e a sociedade. O Plano Nacional de Educação determina que a extensão deve ser obrigatória na graduação, e quando os três pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão estão integrados, as mudanças na aprendizagem são significativas, pois interligam a teoria e a prática.

Como depoimento, temos a percepção da discente Lohanna Vogel, que atualmente é bolsista Profaex/UFRJ e faz parte da equipe executora do projeto de extensão do Ciclo de Palestras NUPEM/UFRJ: “Como sou aluna extensionista, gostaria de puxar um parênteses, para dizer que não existe extensão sem pesquisa e ensino, inclusive, esses são os pilares de tal atividade, onde nós ganhamos um conhecimento muito grande, e possuímos a oportunidade de colocar em prática aquilo que foi aprendido em sala de aula. Eu particularmente tive uma experiência maravilhosa com a extensão, sendo bolsista Profaex e orientada pela professora e Magdalena Rennó. Pude conhecer vários pesquisadores, e sou muito grata a essa oportunidade, onde através das palestras e do diálogo com a comunidade foi possível formar um pensamento crítico, que será importante para minha futura atuação como profissional.”

Segundo o Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, Professor Rodrigo Nunes da Fonseca, o retorno do Ciclo de Palestras em 2022 permitirá uma maior integração do corpo social do NUPEM, pois as reuniões semanais no auditório são o principal momento de integração das atividades do Instituto ao longo da semana. A possibilidade de palestras remotas, como a verdadeira aula de ciência e cidadania da Magnífica Reitora Professora Denise Pires de Carvalho, também são uma excelente ferramenta, pois permitem o aprendizado e a troca de experiência com renomados palestrantes nacionais e internacionais. Assim a Direção tem grande expectativa neste novo formato híbrido do ciclo de palestras, com um auditório novamente com espectadores e no retorno das atividades presenciais.

“A palestra de abertura apresentou a importância das ações da Universidade junto a sociedade, não somente durante a pandemia. Foi importante a abordagem na palestra, sobre o contexto histórico das ações da Universidade Pública e sobre a importância da terceira missão da Universidade, que é a Extensão. Dessa forma, foi ressaltada a importância das ações extensionistas realizadas pelas instituições públicas e a contribuição para a sociedade. A apresentação foi excelente e tivemos o grande privilégio em ter a Magnífica Reitora nessa palestra de abertura, representando uma participação simbólica já que em março é o mês em que comemora-se o dia internacional em homenagem às mulheres.”, ressaltou a Professora Magdalena N. Rennó, e acrescentou a informação de que “neste ano o Ciclo de Palestras, apresentará uma novidade, com palestras inseridas em blocos temáticos, tais como, as Ações do NUPEM, Saúde, Biotecnologia, Meio Ambiente e Educação, com palestras apresentadas pelos docentes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ. E, finaliza convidando a todos para participarem dessas atividades, assim como, para seguir as redes sociais do projeto de Extensão do Ciclo de Palestras, e ressalta que as palestras ficam disponíveis no canal do YouTube do Instituto, para serem assistidas a qualquer dia e horário.”

Link do Instagram do Projeto de Extensão Ciclo de Palestras NUPEM/UFRJ: instrumento de integração universidade-sociedade:

https://www.instagram.com/ciclodepalestrasnupem/

Link do canal do YouTubeBR do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade:

https://www.youtube.com/c/InstitutodeBiodiversidadeeSustentabilidadeNUPEM

Lohanna Moreira Vogel Gonçalves – Bolsista Profaex – Projeto de Extensão Ciclo de Palestras do NUPEM/UFRJ – Discente do Curso de Farmácia UFRJ/Macaé
Prof. Dr Rodrigo N. da Fonseca – Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ
Profa. Dra. Magdalena N. Rennó –
Coordenadora do Projeto de Extensão Ciclo de Palestras do NUPEM/UFRJ
Docente do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ