A IMPORTÂNCIA DAS MACROMOLÉCULAS NA SAÚDE HUMANA

APRESENTAÇÃO

O projeto “A Importância Das Macromoléculas Na Saúde Humana”, iniciado em julho de 2019, teve como proposta inicial enriquecer a experiência dos discentes do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de conteúdos aprendidos em sala de aula (em disciplinas como Ciências, Química e Biologia) com tópicos importantes para a saúde, como a influência das macromoléculas no organismo humano e as interações que ocorrem no organismo ao utilizar fármacos, por exemplo. A execução do projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por discentes de graduação, pós-graduação e docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que criam animações, vídeos, imagens e material impresso em 3D para explorar em sala de aula as conexões entre as ciências e a vida social dos discentes.

A execução do projeto, de forma presencial, tem como escolas parceiras, a Escola Municipal Olga Benário Prestes e Colégio Estadual Luiz Reid, com a participação de discentes do segundo segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio do Município de Macaé/RJ.

As atividades presenciais foram interrompidas na primeira quinzena de março de 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, quando os últimos ajustes no material produzido para as atividades teórico-expositivas foram realizados. Naquele momento, devido a experiências de outros países e com um entendimento superficial da real situação do Brasil, foi feito uma reorganização no grupo de extensionistas, migrando para reuniões remotas, que possibilitaram a continuação do projeto. No âmbito de um cenário de pandemia, a proposta inicial baseou-se no processo de divulgação e letramento científico, a partir da elaboração de mídias para divulgação científica e posteriormente a elaboração de cursos e participação na autoria de cartilhas cujos temas cerceiam a Covid-19.

Além disso, novas parcerias foram construídas, com o Espaço Ciência Viva e com o Centro de Formação Carolina Garcia, da Secretaria Municipal de Educação de Macaé. Assim, o objetivo principal do projeto, ora focado nos estudantes das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, amplia seu público-preferencial e cria a necessidade de constância na produção do material que permanece enfatizando a divulgação e alfabetização científica no que tange às moléculas e macromoléculas e à importância que as mesmas desempenham na saúde humana. A partir do contexto atual e utilizando informações científicas divulgadas sobre a pandemia, temos o propósito de contribuir para o incremento do letramento científico e digital de toda a comunidade.

Coordenadora: Manuela Leal da Silva

E-mail: manuela@macae.ufrj.br

Professores colaboradores: Américo de Araujo Pastor Junior, Leonardo Araujo de Abreu, Mario Sergio Schultz, Cid Pereira, Maria Fernanda Ribeiro Dias.

Extensionistas: Aline Maia Alves, Ana Carolina Silva Bulla, Ana Paula Manhaes Balbino, Caio Felipe De Araujo Ribas Cheohen, Enoque Ribeiro, Estéfano Adrián Vidal Mansilla, Geisiane Roberta Lima De Medeiros Lira, Joyce Rodrigues Melo, Lorrana Faria Fonseca, Lucas Eduardo Mello Barboza, Maria Eduarda Alves Esteves, Rebeca Riscado Bernardo, Vanessa Aline Santos De Oliveira, Vanessa Katheleen Sa Da Silva, Wanessa Almeida Da Silva Pinto, Yago Frossard Carvalho Celem.

Tipo: Projeto

Material Produzido: Posts e Vídeos

Mídias Sociais: Instagram Facebook

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade