Você está visualizando atualmente Variante Delta deve acelerar casos de COVID-19 no Rio e volta total às aulas presenciais é inviável

Ainda que cobertura vacinal esteja avançando, “ainda é muito baixa”, avaliam pesquisadores da UFRJ

Por Assessoria de Imprensa da Reitoria
13 de agosto de 2021

“Risco de contágio é preocupante, com tendência de elevação, inviabilizando qualquer sugestão de retorno normal às atividades presenciais em toda a UFRJ” | Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

O risco de contágio da COVID-19 é preocupante e apresenta tendência de aumento, o que inviabiliza o retorno normal às atividades presenciais em toda a UFRJ. Esta é a análise dos pesquisadores da UFRJ que integram o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, que emitiram nota técnica na última quinta-feira, 12/8. Leia aqui na íntegra.

Apresentando dados, os cientistas avaliam que o cenário é de alerta.

“Existe a tendência de que nas próximas semanas a variante Delta provoque a aceleração do número de casos de COVID-19 na cidade e no estado do Rio de Janeiro. A volta de grande número de alunos à Universidade, aumentando a mobilidade e a concentração de indivíduos neste período de disseminação dessa variante em nosso estado, seria, a nosso ver, de grande risco para a população, pois propiciaria o surgimento de novas variantes”, afirma o GT, coordenado pelo professor Roberto Medronho.

Número de casos notificados por semana epidemiológica até a SE-30 na cidade do Rio de Janeiro e no estado, com dados recebidos em 5/8/2021 | Gráfico: GT COVID-19 da UFRJ

Para os pesquisadores, a cobertura vacinal no Brasil e no estado do Rio, apesar de estar avançando, “ainda é muito baixa”, especialmente sobre o grupo etário mais jovem, que constitui grande porcentagem dos alunos da UFRJ. “Estima-se que a cobertura vacinal acima de 70% dos indivíduos com esquema vacinal completo seria uma faixa segura para o início das medidas de flexibilização, desde que não haja a introdução de nova variante associada a escape imunológico das vacinas em uso. Certamente, a vacinação dos adultos jovens, faixa etária da grande maioria de nosso corpo discente, contribuirá positivamente para o retorno às atividades presenciais na UFRJ. Entretanto, há que se considerar os indicadores epidemiológicos, a testagem dos casos suspeitos, o rastreamento dos contatos e o isolamento dos que resultarem “positivo” para o SARS-CoV-2”, frisam.

“Com relação ao retorno das atividades didáticas presenciais, a UFRJ segue com o compromisso de não apenas proteger sua comunidade, como também evitar contribuir com o aumento de casos em nosso estado. Em 15 de julho de 2021, foram publicadas na UFRJ as orientações para o retorno às aulas presenciais essenciais com a justificativa de que ainda não seja o momento propício para o retorno presencial integral. Nesse documento, o GT-Coronavírus apresentou os parâmetros para o retorno seguro de atividades presenciais balizados por indicadores epidemiológicos, a saber: taxa de reprodutibilidade (Rt) e o número de casos notificados por 100.000 habitantes, expressos no Covidímetro, além da  percentagem de testagem positiva no Centro de Testagem e Diagnóstico (CTD/UFRJ)”, dizem os pesquisadores.

Na UFRJ, há atividades didáticas práticas que já retornaram na modalidade presencial. O GT destaca que a vigilância em saúde deve acompanhar de perto esse retorno. “Qualquer foco de infecção em determinado grupo precisa ser rapidamente identificado e contido. Isso apenas pode ser realizado com a testagem por RT-PCR ou por teste de antígeno. A UFRJ tem promovido a testagem de casos suspeitos com rastreamento dos contatos e a indicação de isolamento dos casos positivos. A experiência internacional nos mostra que a capacidade de conter focos de transmissão está diretamente relacionada ao número de indivíduos testados, mesmo (ou principalmente) os portadores assintomáticos”, salienta o texto.

Os pesquisadores finalizam o texto chamando a atenção, “em especial dos tomadores de decisão, para a delicada situação pandêmica atual” no estado do Rio de Janeiro.

“Reiteramos que as medidas devem levar em conta esse cenário preocupante. Somente a ampliação da cobertura vacinal completa, a testagem em massa e a extrema cautela ao se adotarem possíveis medidas de flexibilização podem conter a pandemia”, concluem.

Leia aqui a nota técnica do GT na íntegra.